E agora?
Agora o acontecimento já é quase um "teenager"!
Não sei porque raio remexemos tanto no assunto! Morre muito mais gente todos os dias em África e ninguém lhes faz um memorial! E porquê? Primeiro que tudo porque naquela parte do Planeta não há água para beber quanto mais para "embelezar" ainda que reaproveitando, segundo porque estas pessoas morrem por culpa de todos nós, da ganância de alguns, e de uma falta de solidariedade congénita e estranha, que a meu ver, é das poucas coisas que, contrariando Pessoa, pelo menos no meu caso, não se entranha.
Sim, foi chocante, sim foi dramático e sim, foi "brutal"! O dia 11 de Setembro do ano 2001, foi o ano em que o feliz Veneno não tinha responsabilidades por ai além, a vida era bem, a Faculdade permitia que se almoçasse por casa calmamente e, que se visse o primeiro avião a embater na Torre 2 quase que instantes depois. O Veneno disse apenas: "médio oriente", e toda a gente disse acidente! Mas que raio de acidente este, numa parte do espaço aéreo interdita? Melhor ainda, há um segundo avião fora da rota e nada é feito, não se abate o avião, porque há passageiros inocentes a bordo! Correcto, entendo o argumento de quem teria que tomar a decisão, mas será que ninguém viu que caso a Torre 1 fosse igualmente atingida o número de vítima seria muito maior?
Há quem diga que passado tanto tempo é fácil falar, mas curiosamente, digo exactamente o mesmo que disse há 10 anos atrás: o 11 de Setembro aconteceu da forma que aconteceu porque o mundo assim quiz. Lembram-se da tal falta de solidariedade congénita? Ela não existe apenas para os países africanos, ela só se faz sentir mais por lá...
É claro que não estou contra a homenagem prestada ás vítimas no ground zero, e acho qté que as famílias ficaram muito agradadas. Por cá também fizemos um lindíssimo memorial no local onde caiu a ponte Hintze Ribeiro, e eu acho muito bem mesmo! Lembrar não custa, até ajuda a matar a saudade de quem se perdeu. É claro que para os dirigentes Norte Americanos, esta foi só uma manobra comercial e de marketing e publicidade. Muitos querem lá saber do que aconteceu ali! É chocante pensar desta forma, pois até a nós afecta, mas confiem em mim, esta gente que comanda os destinos do mundo que conhecemos, não tem sentimentos, memória, consciência ou coração; nem sequer razão! É grave.
Os meus sentimentos às famílias das vítimas. Nada no mundo cala a dor de perder quem se ama e estima. Que mais há a fazer? Prosseguir com a vida, para os que partiram sentirem orgulho nos que ficaram, e nada mais.
Quanto ao mundo; em que mudou o meu mundo ou o mundo da maioria dos que lêem este blog? Já sei! Quando vamos ao aeroporto levamos patéticas nano embalagens de produtos na bagagem de mão, e esperamos mais nas filas do check in. Isso faz do mundo um local mais seguro? Não! Os highjackers dos aviões que causaram o 11 de Setembro não precisariam de ir armados para fazer o que fizeram, precisavam apenas imobilizar as hospedeiras junto á cabine da tripulação, invadir a cabine e imobilizar os pilotos. Seria preciso armas para tal? Acredito que não. Todas as extraordinárias medidas de segurança de fachada não serviram para nada de mais... Apenas para fazer ver.