mais sobre mim
Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011
Tripoli

Líbia, Tripoli, Muammar Kadhafi...

Não precisamos mesmo escrever mais, pois não?

Afinal de contas, o mal amado, o extravagante "vilão do ocidente", cuja guarda pessoal está a cargo de um núcleo feminino... Também não serve o povo dele.

Kadhafi é o líder muçulmano há mais tempo no poder; desde 1969, onde ascendeu com uma sangrenta revolução. Não fosse a Madeira ser católica e tínhamos a competição instalada... Kadhafi ou Jardim, qual dos dois cai primeiro?

Parece que jogam ao jogo do sempre em pé... E não cai; não cai... E de uma leva só, desmorona-se uma ditadura.

Kadhafi procurou a união dos Estados Muçulmanos, mas esqueceu-se que ele próprio não é "Meca"; a única coisa para a qual todos os muçulmanos convergem! São uma gente estranha, há que dizer-se.

Se tivermos uma barra cronológica para Catolicismo e Islamismo, descobrimos que eles estão agora a sair da Idade das Trevas, e eu sinceramente acho-os gente de pouca imaginação... Tendo em conta tudo o que têm ao dispor e, que nós católicos não tínhamos! Vos garanto que nós faríamos bem melhor, com muito mais estragos.

Kadhafi não admitia oposição e usava de todos os meios ao seu dispor. Foi inteligente na forma como fortaleceu as forças armadas, recrutando para as suas fileiras os mais desfavorecidos e diminuindo os níveis de pobreza com esta e outras acções. É claro que isto ajudou ao culto da personalidade, tornando-o popular. Este tipo de gente não dá ponto sem nó!

Se a sociedade de informação, o facebook e os blogs têm contribuído para alguma coisa de forma positiva, acredita-se, tem sido para isto mesmo; para ajudar a divulgar ao mundo o que se passa nestes locais, e para permitir a organização mais ou menos espontânea das pessoas em torno das suas causas. Pergunto-me se não é mesmo disto que a China e o Japão andam a precisar... Chamem ao Veneno, Veneno, que eu não me importo...

O que me chateia é que ao fim destas horas todas Kadhafi continua ainda no poder. De facto eu acho que o homem avariou há já uns bons tempos... Mas está a ficar pior. Agora, segundo ele, os "rebeldes" líbios estão ao serviço de Bin Laden! Por favor...

sinto-me: Veneno
música: The Police - S.O.S.
publicado por Conventodaalma às 10:53
link do post | favorito
De PR a 24 de Fevereiro de 2011 às 12:48
Soa-me que há aqui equívocos pelo meio.
Kadafi tem um exército pouco seguro, sem poder e sem grande influência. Sempre evitou atribuir poderes aos militares com receio de golpes de estado que por ali se fomentassem.O poder na Líbia é um poder tribal, de líderes tribais, inteligentemente controlados por Kadafi. Um poder pulverizado, sem coesão e sem qualquer semelhança aos regimes que conhecemos (ocidentais ou não). Não há em todo o planeta nenhuma organização de poder similar e consequente manipulação do regime, logo, não há adaptação possível. Não pode ser feita nenhuma transição para qualquer outra forma de governamentação. É necessário construir do nada.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags