mais sobre mim
Terça-feira, 29 de Setembro de 2009
Mas afinal, quem ganhou as legislativas?

 

Devíamos mesmo ter um papel mais activo no combate à abstenção... É um facto!

 

 

Foi o PS.

Eu adoro este país, a sério… É o único país no mundo que conheço que, regra geral, e manda a tradição, que ganhe toda a gente menos o partido “do poder”, que foi democraticamente eleito, e que vai efectivamente formar Governo. Assim sendo, ganhou o CDS-PP, ganhou o BE, ganhou o PCP e caso raro e nunca visto, perdeu o PSD (literalmente), e o PS…

Esmiuçando a situação: esperava-se muito mais do PSD, ou não fossem os inesgotáveis tiros nos pés que se deram uns aos outros, e os disparates que Manuela Ferreira Leite andou a proferir, e talvez o cenário tivesse sido outro. Portugal já não é tão tacanho como há 10 anos atrás, felizmente. Já não é com o discurso de não se fazer obra para se ir gastar em “coisinhas” que se vai a algum lado. Não é introduzindo como tema as coisas que a pouco e pouco se pretende eliminar que se enganam os tolos com papas e bolos… Isso já lá vai! Estes factos deixam o Veneno feliz. Houve responsabilidade na hora de votar, ainda que de certa forma, muitos votos tenham ido parar ao CDS-PP e isso seja minimamente preocupante, não foi assim tão significativa esta flutuação da votação.

O PS perdeu a maioria absoluta, mas não perdeu as eleições, de forma nenhuma; aliás. Para o que se esperava, eu arrisco dizer que o PS obteve uma vitória expressiva, significativa e “esmagadora”. O PS foi o partido onde mais portugueses votaram e vai formar Governo, logo o PS ganhou as Legislativas em 2009.

O PCP apesar de ser a quinta força política e a menos votada das cinco com assento Parlamentar, consegue mais um deputado que em 2004, logo, está também feliz, apesar de ter perdido imenso eleitorado para o BE e os seus estranhos planos de nacionalizações (que me recuso sequer a comentar ou acerca dos quais não me atrevo a tirar mais elações).

O CDS-PP, ex-partido do mini BUS e do Táxi… Vai agora precisar de mais Táxis… Quem sabe até de um Mini Bus maiorzinho… Obteve uma votação muito interessantes apesar dos “cachuchos e linguados” que Paulo Portas insiste em dar por ai, ainda há quem não tenha sido “vítima dos mesmos” e vote nele!

Quanto à abstenção, eu diria que forma uma espécie de “Governo Sombra” mil vezes que pior que aquele que reúna na rádio… Se calhar José Sócrates devia nomear um representante da abstenção, e propor ao Presidente formar Governo juntamente com esta parcela.

Quanto ao fantasma da ingovernabilidade, acho que está na hora de nos descartarmos do mesmo, de uma vez por todas. De tantos Governos que temos tido, a maioria não era absoluta à excepção de três deles, creio eu, e nos últimos anos tem-se ganho uma interessante consciência da realidade, e tem havido responsabilidade suficiente para não se fazer cair o Executivo em Funções; garantindo assim que a vontade do povo, democraticamente expressa é respeitada. Não há-de ser nenhum fim de mundo… Tudo se há-de resolver, e o Governo há-de fazer aquilo para que foi eleito: Governar!

 

sinto-me: Adoro a inocência desta gente
música: Outlandish - I Only Ask Of God
publicado por Conventodaalma às 15:12
link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags