mais sobre mim
Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009
Desemprego e crise, os Venenos da Nação...

 

 

Infelizmente cada vez são mais as pessoas com quem nos cruzamos cuja sorte foi abalada nos últimos tempos...

Famílias com 2 e 3 desempregados de uma hora para a outra... Dificuldades a cada esquina... Gente a recorrer à "sopa" dos indigentes e ao Banco Alimentar Contra a Fome que nem formigas... Uma hora que não pensávamos ver tão depressa depois do 25 de Abril de 1974! Há muito que tinhamos esquecido a imagem do Estado Novo da sardinha para 3... Mas ao que parece ela vai voltar... E em força, para grande desgosto de todos!

Não sei o que dizer a tanta gente que com razão se lamenta... E áqueles que gostam deste blog e que me perguntam porque abandonei os posts numa altura tão dificil... Não abandonei meus caros leitores e amigos, aqui estou eu, mais forte que nunca, com toda a minha fúria contra as injustiças sociais! Tenho tido menos tempo, só e apenas isso, mas não vou continuar assim, prometo! Sim, tenho disfrutado de algumas das doçuras da vida, e experimentado também, felizmente não a nível pessoal, algumas das amarguras... Coisa que também vai mudar, em breve... E assim sendo... Cá estarei mais vezes, como de costume...

Mas para já, deixo aqui o meu sentido apelo à boa vontade entre os que ainda dispõem de alguma coisa para dar, pois há mais gente necessitada que em qualquer outra altura. Não pensem na "caridadezinha", isso não é indigno do Ser Humano, pensem na dignidade de dar... Ter a oportunidade de ser eu que dou, e não ter a necessidade de ser eu a "mendigar"! Devemo-nos sentir abençoados por isso... Pelo Poder de dar! Somos mesmo uns felizardos se ainda temos onde ir buscar "umas migalhas" para dar.

Desde agasalhos, a comida, o que houver... Gostaria muito de ter mais informação para disponibilizar, a quem precisa e a quem quer dar, por isso, lanço aqui um desafio que não me importo de ajudar a "dinamizar"... Instituições e outras entidades receptoras podem identificar-se nos comentários, e quem quiser dar pode consultar. Claro que há sempre aquelas mais conhecidas e que todos bem sabemos que ajudam, mas há-as menos conhecidas e por vezes mais perto de nós... Como alguns lares de idosos pertença das misericórdias ou ordens religiosas... Há também as lojas como a Humana, onde podemos levar as roupas que já não usamos, e serão vendidas a baixo custo a quem mais precisa... Financiando apoio humanitários aos PALOP.

Enfim... Oportunidades de dar é que não faltam, que não nos falte vontade vem paciência... E sobretudo, condições para dar!

  

música: Moedas a retinir no mealheiro vazio
sinto-me: Sem palavras...
publicado por Conventodaalma às 13:12
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Zé da Burra o Alentejano a 28 de Janeiro de 2009 às 16:40
A Globalização, tal como foi concebida, vai determinar o fim da Europa social que conhecemos, mas ajudará ao nascimento de uma nova Superpotência: a China.
O Ocidente caiu na armadilha da Globalização que interessava às grandes Companhias tendo em vista aproveitarem-se dos baixos custos de produção do extremo oriente, dado os baixos salários e a inexistência de obrigações sociais que trariam maiores lucros a essas companhias multinacionais. Não será bem assim porque esses países têm ainda um baixo poder de compra e a produção no oriente destina-se sobretudo a ser exportada para o ocidente e se o ocidente não tiver esse poder de compra, as Companhias não vendem e acabam por ser vítimas também da situação criada.
Ao aderirem ao desafio da "globalização selvagem", os países da União Europeia prometeram ao seus cidadãos que as suas economias se tornariam mais robustas e competitivas (não sei bem como). Não exigiram aos países do oriente que prestassem às suas populações melhores condições sociais, como: criar regras laborais, melhores salários, menos horas e menos dias de trabalho, férias anuais pagas, assistência na infância, na saúde e na velhice para poderem aceder livremente aos mercados do ocidente, não! o ocidente optou simplesmente por abrir as portas à importação sem essas condições, criando assim uma concorrência desleal e “selvagem” da qual o ocidente não poderá ganhar e a única solução será a de nivelar as condições sociais ocidentais pelas dos países do oriente e é a isso que estamos a assistir neste momento. Acresce que esses países nem sequer estão comprometidos com a defesa do ambiente e as suas tecnologias são mais baratas mas altamente poluentes. Assim, o ocidente e a UE ditou a sua própria “sentença de morte”. Será que os trabalhadores dos países da UE, depois do nível social atingido, vão aceitar trabalhar a troco de um ou dois quilos de arroz por dia sem direito a descanso semanal, sem férias, sem reforma na velhice, etc...? Não! , enquanto algumas empresas fecham portas para sempre e outras se deslocarem para a China ou para a Índia, o ocidente irá caminhar num lento definhar em direcção ao caos: a indigência e o crime mais ou menos violento irão crescer e atingir níveis inimagináveis apenas vistos em filmes de ficção que nos põe à beira do fim dos tempos como o descrito nos escritos bíblicos. A época áurea Europa será coisa do passado, encher-se-á de grupos de salteadores desesperados, sobrevivendo à custa do saque e a Europa deverá voltar a uma nova “Idade Média”.

Zé da Burra o Alentejano

Comentar post

pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags