mais sobre mim


Quinta-feira, 21 de Junho de 2012
O canto VI dos Lusíadas

Não vejo o motivo de tanta fúria... Juro que não, mas isto devo ser eu que já sai dos bancos da escolinha onde o mocho professor dá aulas há anos e anos!

Qual é a diferença entre meia dúzia de marmelos saberem que saia o canto VI dos Lusíadas e os outros não?

O que é que se faz com isso?

A menos que o sms escarrapacha-se o que era preciso fazer diante do canto VI dos Lusíadas, não vejo motivos para se gastar dinheiro a refazer a prova!

O que é que tem de diferente sair o canto VI ou o canto X, ou o canto IX? Melhor... E se fossem "Os Maias"? Ou "A Aparição"? Todos os jovens sabem que saiem normalmente três ou quatro obras... E sejamos francos, ao longo do ano escolar eles estudaram, em princípio, todos os cantos dos Lusíadas, aliás, já no 9º ano os alunos haviam sido "introduzidos" aos 10 cantos que a obra tem!

Pela alma da santinha... Alguém faz o favor de me explicar, se acaso eu disser que no exame de matemática no pergunta 3 o resultado é 1356,896 isso muda alguma coisa no desempenho do aluno ao longo do exame? Ele pode nem nunca conseguir chegar a este valor! A pergunta pode ter várias alíneas ou passos e este resultado corresponder somente a um deles! É que há informação que pouco mais chega a ser que desinformação!

Havia de haver gente com mais juízo neste país. Vamos lá a ver, seria dispendioso e despropositado, a meu ver, repetirem-se as provas a nível nacional ou local... Tanto quanto quanto alguns alunos saberem do canto VI e os outros não, porque ai seriam avaliados em conteúdos programáticos que seriam idênticos, verdade, e estariam sem saber qual o canto ou a obra, mas eu acho isto tão patético... Porque em boa verdade, tenho a certeza que 90% das pessoas que estão a ler este post concordam que, saber apenas e só isso não é vantagem nenhuma... É apenas informação! O que fazer com ela é que conta... 

Agora poderiam bombardear-me com coisas tipo: "-Ah, mas os que sabiam estudaram o canto VI"... Mas eu aposto que os outros todos também! Podemos dizer que no caso dos Lusíadas teriam perdido menos tempo a estudar, mas isso também é relativo, porque poderiam sair mais questões acerca desta obra, não seria caso inédito... Há que admitir... É irrelevante!

É claro que eu não espero que nenhum estudante do 12º ano, ou do 9º ano, ou do que quer que seja o saiba perceber ou reconhecer! Há-de haver um tremendo sentimento de injustiça... Mas é apenas uma falácia, não é uma verdade! Claro que espero que qualquer universitário que já tenha concluído o segundo ano o saiba já perceber sim... Mas cada coisa em seu lugar!

 

 

sinto-me: Nada como salvar os Lusíadas
música: Ritual Tejo - Nascer outra Vez
publicado por Conventodaalma às 17:20
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags