mais sobre mim


Sábado, 9 de Abril de 2011
Um novo mas nem por isso mais feliz país

Desde que aqui escrevi alguma coisa que o país mudou. É um local novo, como de costume, sem "governo", mas deita feita de forma assumida.

José Sócrates foi, de facto, igual a si mesmo. Ou estão com ele, ou estão contra ele; correcto! Mas penso que de certa forma, tanto José Sócrates, como muitos dentro do PS acharam que a oposição seria um bocadinho menos louca do que é.

Há uma esquisofrenia pelo poder, que não se incomodou nada em resultar no que resultou. ~inguém na oposição se preocupou, uma vez que fosse, com Portugal ou com os portugueses que os elegeram para Governar.

O que importava era terminar o "jogo do sempre em p´" e fazer cai Sócrates. Foi conseguido, sem dúvida. Mas a que preço? Um país nas condições de Portugal, sem Governo, cai nas garras das agências de rating que imediatamente nos colocam abaixo de "lixo". A nossa dívida Soberana (do Estado), torna-se cada vezes menos "boa", e ninguém está na disposição de comprar.

Tudo o que possamos manobrar, como seja vender activos para realizar liquidez, não serve de nada. Não temos ao dispor nenhuma quantia tão elevada que nos tire o pescoço das mão do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Mário Soares, talvez por já ter aberto a porta a esses senhores uma vez, sabe que eles não são bons, não poupam ninguém e não são bem vindos.

Não consigo perceber a "sede" de FMI de tanta gente. É bem verdade que a memória de um país é tão vasta quanto a das pessoas que habitam nele, com consciência plena da realidade que as rodeia... E nesta caso, a memória colectiva não ajuda. Houve quem andasse a querer aquilo que ninguém quer... A intervenção do FMI!

E se nos anos 80 esta entidade chegou a um país pós revolução e com muito para "andar", hoje em dia chega a uma "sombra" daquilo que deveria ser o país, ao final de 35 anos de Democracia.

Não me vou render a facilitismos e perguntar se terá valido a pena. Mas muita gente terá essa questão em mente. Os tempos do estado Novo eram difíceis, mas os tempos da Democracia não se têm revelado muito mais fáceis. Será este o "país de Abril"? Isto por estarmos em Abril, a poucos dias de mais feriado que assinala a revolução dos cravos.

Recuso-me a acreditar que tenhamos falhado tão redondamente. E para quem perguntava se haveria mesmo "33% de malucos em Portugal", num Jornal diário eu respondo de bom grado... Sim, meu caro. Há até, arrisco dizer, bem mais do que isso; ou por acaso ainda não reparou que Cavaco Silva já vai no segundo mandato? Não se deu ainda conta que há quem pense votar em Passos Coelho? Pois... Se calhar há para cima de 60 e tantos por cento de malucos em Portugal. Se pensarmos bem, há ainda os que irão votar em Paulo Portas ou no Bloco de esquerda e no PCP... Eu seria capaz de arriscar que temos perto de 90% de malucos em Portugal. Os outros 10% são apenas políticos do pior, e da mais crassa incompetência.

O mal não estará nos Portugueses todos que vão às urnas, estará no lixo que se arrasta há anos e anos nos corredores do Parlamento, da Assembleia, nas sedes dos partidos e nos seus "cantinhos" ao longo país... Está nos compadrios e nos meninos e meninas que nunca tiveram nem por responsabilidade lavar uma banheira e são colocados em lugares "interessantes"; onde não fazem falta nenhuma! Por vezes caso é mais grave, são colocados em cargos ou oportunidades que requerem alguém competente.

Citando o "Estebês": "Vamos lá cambada, todos à molhada, que o maior é Portigal"!

E continua a depressão, a crise a arrogância às arrobas!

sinto-me: Nem vale a pena falar...
música: Mas quem será o pai da criança, eu sei lá, sei lá
publicado por Conventodaalma às 09:56
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags