mais sobre mim


Terça-feira, 1 de Março de 2011
Cada vez pior

Cada imagem de Kadhafi que passa é melhor que a anterior. Com um ar cada vez mais tresloucado...

A União Europeia (UE) começou a colocar entraves a Kadhafi, e a fazer sentir as sanções que tem ao seu alcance. Neste momento, a parte do 23 milhões de Euros que se estimam ser a fortuna da família Kadhafi, estão a ser congelados na parte que está em solo da UE. O objectivo é impedir que este dinheiro seja usado contra os "revoltosos" líbios.

Os pagamentos referentes ao petróleo que a Líbia vendeu estão na eminência de ser suspensos por 60 dias, por sugestão do Ministro dos Negócios Estrangeiros Alemão.O que é que isto vai permitir? Que os fluxos de capital parem mesmo, e que Kadhafi fique sem verba para agir contra os "rebeldes".

Finalmente decidiram-se a fazer abanar a cadeira de Kadhafi. Já não era sem tempo.

No porto de Tobruk que já está nas mãos dos "rebeldes", as exportações de petróleo já foram retomadas, e labora-se a 100% da capacidade. A verba desta actividade comercial servirá para financiar os "rebeldes" e a sua guerra pela queda do Regime de Kadhafi. É caso para dizer que se espera que tudo chegue a "bom porto"!

Aviões de ajuda humanitária e medicamentosa aterraram já na Líbia, o que revela um cenário positivo para a população local; contudo, isso não impediu que a Tunísia, um agradável e apetecidamente reconhecido destino de férias para os Europeus, por exemplo, se tenha transformado num "estância de emigrantes", sobretudo estrangeiros que se encontravam na Líbia, e que passam aos milhares a fronteira. O surto migrante é incrível. Neste momento na condição de refugiados, estas pessoas escaparam ao actual momento que se vive na Líbia e que se prevê dos mais complicados de resolver e gerir, nesta vaga de rebelião dos países muçulmanos contra os regimes ditatoriais vigentes.

Na maioria dos casos, como sabemos, as vitórias têm sido mais ou menos pacificas, do ponto de vista de quem não está lá no meio, claro... Mas o cenário na Líbia tem sido severo. Não houve qualquer facilidade, nem se prevê que venha a haver. Ainda ontem à noite, em entrevista ao canal de televisão norte americano, ABC, Kadhafi afirmou que não tencionava partir ou sequer deixar o poder. A Secretária de Estado, Hillary Clinton já havia afirmado publicamente que estava na hora de Kadhafi "partir"; contudo e como seria de esperar, não há palavras que intimidem este senhor.

Kadhafi está a lutar com tudo o que tem ao seu dispor, e que é cada vez menos. Para Kadhafi é-lhe preferível "segurar" a situação tanto quanto possível, já que sabe bem o "destino" que o espera. Num futuro próximo terá que "pagar" pelos crimes de guerra cometidos; ele e os que o rodeiam, bem como virão a ser responsabilizados pelos actos que cometeram, que violam as obrigações legais internacionais e a decência.

Como imaginamos, Kadhafi não está sensível pelas palavras acima utilizadas, nem ele nem os seus cúmplices. Não há espaço para enganos. Se Kadhafi volta a deitar mão à situação, coisa que já acho impossível, vai haver muito sangue derramado, mais ainda do que em potenciais confrontos que venham a ocorrer. Mais vale ir até ao final... Digamos que na Líbia vive-se aquela fase mais dolorosa, em que o tumulto já começou, já casou vítimas, e ainda está longe de terminar. Mas desta feita, chegando o final, o poder já não estará nas mãos de Kadhafi, e isso será o melhor que pode acontecer neste momento.

Não sei quanto tempo mais Kadhafi se conseguirá eternizar no poder, mas por este andar, Alberto João Jardim já lhe ganhou a competição... O madeirense fica no poder, Kadhafi, brevemente cai.

É que a Jardim ninguém lhe corta as verbas do continente!

 

 

 

 

 

 

sinto-me: Relógio a contar as horas
música: Zenga Zenga
publicado por Conventodaalma às 11:27
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags