mais sobre mim


Quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2011
O efeito dominó...

 

Quando a Tunísia entrou na actual crise social e o Presidente se demitiu, todos sabíamos que não havia como os conter. O facto desta situação de replicar por todos os países árabes ali nas imediações começava a desenhar-se como uma certeza. Não demorou muito Argélia, Egipto e todos os congéneres caíram na espiral da Tunísia. Manifestantes de todas as fiações presentes em cada país lutam contra os da sua oposição. Há apedrejamentos, explosões, tiros, mortes... DE tudo um pouco. É dantesco!

No Egipto, cujas imagens nos chegam sem problemas de maior, vemos cavalos a tropeçarem em cordas e a enrolarem-se com as pessoas, vemos pessoas a serem puxadas pela cabeça, pessoas aos tiros, pessoas às pedradas... E reparem que tive sempre o cuidado de dizer pessoas... Dá que pensar, não dá?

Para além da falta de liberdade e das ditaduras vigentes, todos estes regimes muçulmanos têm um grave problema... Eles não se conseguem ouvir uns aos outros; e isso é o princípio do fim do mundo islâmico como o conhecemos. O processo degenerativo, a falência generalizadas das instituições que os colocavam na ordem, abre precedentes para uma impulsão de gente incontrolável, com pessoas cheias de ódios e rancores, devido aos contextos em que têm vivido.

Para além de não se ouvirem uns aos outros parece que, não se vêm; são uma espécie de transparência turva, perante eles mesmos; o que também não ajuda. Não vêm através nem para além deles mesmos. O "vizinho" é algo que não importa compreender nem observar. As lessons learned necessitam de mais experiência histórica neste tipo de cenários do que eles possuem actualmente.

Há quem tema que, no seu ponto convergente, Meca, os muçulmanos se unam, apesar do actual momentos que parece não ter concerto. Na altura da peregrinação anual, cuja ainda estamos longe, pode haver ali um certo click, e eles poderão entender-se, agora que os regimes absolutistas, totalistas, autoritários e anti democráticos caíram. Isso pode fazer com que unidos e combinados, resultem como um forte perigo para o Ocidente; ou seja, todos nós.

É evidente que nenhum modelo de democracia que tenhamos em mão poderá servir a realidade muçulmana. Não nos conseguimos encaixar nomodo de vida deles, e eles, aparentemente não conseguem encaixar-se no nosso. Dadas as diferanças de fundo, eu compreendo-os; mas aparentemente eles não estão na disposição de me compreender a mim.

Hoje em dia as movimentações, agitações e manifestações que estão a decorrer, dispensam grandes líderes, apenas se alimentam das gentes de convicções profundas, religiosas e entranhadas nas suas peles e espíritos, até mais não. Um blog, um site, um telemóvel, um fórum... Seja o que for, são meios de divulgação de iniciativas de protesto popular. Como funciona? Adere quem se identifica com as causas e realidades sobre as quais os "assuntos" versam. Os locais mexem-se como peixe na água nestes cenários, ainda que pejados de violência.

A adesão dos manifestanbte é voluntárias, apaixonada, e justifica até, a própria morte, se ela for consequência dissso mesmo. São agerridos! Assustam. Eles (muçulmanos) todos juntos, ainda que desavindos, são uma nação e isto, per si, como ideia, é tenebroso, assustador e medonho para o ocidente.

Será este o fim do "mundo" como o conhecemos? Penso que poderá emergir uma nova ordem social, mais marcada pelo islamismo que pelo catolicismo; mas isto é só uma maneira provável de olhar para o que irá acontecer; pois poderá manter-se tudo "na mesma", com ligeiras nuances no nome que "transporta" no final do seu braço, a mão que Governa.

sinto-me: Expectadora
música: sirenes...
publicado por Conventodaalma às 11:02
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags