mais sobre mim


Sexta-feira, 16 de Abril de 2010
Pobreza e Fome em Portugal

 

Quero partilhar convosco as palavras de José António Pinto, Assistente Social. Muitos de nós não imaginamos o que a vida nos pode maltratar... Na verdade, por muito que tente alertar consciências, não faço ideia do sofrimento que algumas pessoas enfrentam.

Já vivi muitas vidas, como costumo dizer, mas numa delas cheguei a tender telefonemas de pessoas que me falavam de pobreza e fome escondidas, e juro que cada vez que ouvi estas palavras o discurso marcou-me. Acho que é inevitável, quando nem que seja por algum tempo já se foi funcionário público a recibos verdes... Mais um dos subterfúgios para fazer de conta e não pagar sequer um subsídeo de desemprego quando já não se faz falta, e que a Administração Pública usa mais do que ninguém. Quando usado pela Administração Pública, este tipo de contratação devia ser elevado ao estatuto de crime! Alguns como eu têm a sorte de sair porque encontraram um novo emprego (ainda a crise não era o que é), já outros há que não é bem assim...

Mas não vou alongar-me mais... Aqui fica o que importa, basta clicar no link.

Saliento citando José Pinto:

  • Diz-se 'A culpa é deles, dos pobres'. Mas fome e pobreza são uma questão de violação dos Direitos Humanos, de não ter acesso a bens e serviços essenciais: casa, conforto, saúde, alimentação, segurança...
  • A pobreza envergonha-nos a todos: somos todos responsáveis.
  • Mostrar o Nokia ou ter parabólica é, para muitos, a única coisa que os puxa para cima. Vivem um paradoxo: não têm oportunidades de integração económica, mas a televisão diz-lhes que a identidade pessoal é construída através da posse. Há quem passe fome por causa da identidade positiva. Interiorizaram que carne e peixe é luxo, 'uma lata de atum e um ovo resolve'. Falta educação para a saúde.
  • As pessoas estão num percurso de perda: do emprego, da casa, da auto-estima. Derrapam até cair na valeta. É um ciclo.

A culpa não é "dos pobres", a culpa é de todos nós que podemos! Podem ter a vincada certeza disso mesmo. Não fazemos a nossa parte, falhámos todos parcialmente, não conseguimos criar um modelo de sociedade que pelo menos fosse tão boa quanto a dos caçadores recolectores... É triste não é?

Gostava também de focar que muita gente que viveu com dificuldade um dia não entende a necessidade de uma boa alimentação, e isso é triste. Carne e peixe não são luxos, comer bem é imprescindível. Não se deve educar nunca uma pessoa na boa de poupar na alimentação, já ensinar a não estragar é uma coisa completamente diferente. A saúde requer fruta, carne, peixe, legumes; e há que ensinar aos mais jovens que tudo é bom. Mas estes não comem decentemente porque não percebem, pior estão os que não comem como deve de ser porque não podem, nunca pderam ou deixaram de poder.

O ciclo vicioso da pobreza é uma espiral que a cada perda soma outra... Não vale a pena dissecar muito... Vai do perder o emprego/ ordenado, à casa, à família que se desfaz, aos amigos de quem se quer esconder, à auto-estima... Haja força de vontade que aguente tanto.

Muitos de nós gostavam de poder ajudar mais, e alguns já ajudámos, mas quando as portas através das quais prestamos ajuda se fecham... Resta pensar que de certeza que há uma boa razão para tudo nesta vida, e um dia perceberemos o porquê. Porque é que determinadas pessoas más nos podem impedir de fazer o bem... Mas este assunto era muito complexo... Nem vem ao caso para aqui. Tenho pena... Às vezes, nalguns casos, ajudar é tão simples, é que nem sequer é preciso doar bens ou capital, basta por conhecimentos ao serviços da comunidade, e não falo de cuidados médicos, falo de todos os outros apoios que muitos, infelizmente, nem sabem como requerer.

sinto-me: Impotente
música: Abril em Portugal (não podia vir + a calhar)
publicado por Conventodaalma às 14:05
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags