mais sobre mim


Sexta-feira, 16 de Abril de 2010
Ali Agca pretende vir a Fátima no 13 de Maio de 2010

 

É melhor não o deixarem vir para cá! É que depois de ter tentado matar João Paulo II, nunca se sabe o que poderá estar a pensar fazer a Bento XVI! Confesso que não simpatizo com Bento XVI, acho que não foi a escolha indicada para substituir João Paulo II, mas penso que nenhuma seria. Se bem que depois um polaco, um alemão... Além do mais alguém com a bagagem ultrapassada e retrógada do Cardeal Ratzinger... Mas o que importa aqui é que o homem que tentou matar o anterior em Roma, na Praça de São Pedro, não faz grande coisa nas celebrações do 13 de Maio, em Fátima, com o actual Papa presente, até porque estamos a falar de um turco... Isto digo eu que sou assim uma pessoa às vezes meio "esquisita"!

Como Papa, Ratzinger não conseguiu unir os católicos nem trazer nada de bom para a Igreja, muito pelo contrário. João Paulo II foi sem dúvida um "Homem Santo", inigualável, repleto de todas as virtudes que se espera que um Papa, que é humano, possa ter. Demonstrou a cada momento que tinha a vocação, que sabia o que fazia, que compreendia esta complexo planeta e a sua conturbada população. Mostrou que num equilíbrio frágil se podem bater as asas de uma borboleta sem causar uma catástrofe do outro lado do mundo, desde que, se faça tal coisa com muito jeito. Deu o exemplo das mais nobres acções, entre elas, o perdão. A grandeza revia-se numa simples e humilde pessoa, que sob a capa de Papa, que realmente chegava a todos, jovens, idosos, crianças, adultos... Estava nele, não é uma coisa que se conquiste... Ou se tem ou não se tem; nasce com cada um de nós, o dom de entender, de aceitar e de lidar com as lacunas humanas, e com as fraquezas de cada um de nós.

Um Papa que não falava sobre assuntos que poderiam ferir a susceptibilidade de uma Igreja Católica, para não ir contra esta, mas que assim sendo... Também se inibia de blasfemar disparates aos ouvidos dos fiéis. Afinal, para que servia a possibilidade da absolvição e do perdão se não fosse para ser usada?

Importa reter a primeira e mais importante das lições e João Paulo II, que na sua página web do site do Vaticano, sim, porque era um homem que aceitava e entendia as novas tecnologias, fez dessa lição objectivo e missão de um Papado: "Non abbiate paura" (não tenhais medo)... Não se trata de termos medo de um turco convertido ao catolicismo, e que teria uma apertada vigilância em cima de si, no local onde João Paulo II agradeceu ter sobrevivido aos actos deste mesmo senhor... É mesmo porque se alguma coisa correr mal, a crítica será feroz.

Fica bem, em assuntos desta natureza, e sobretudo com vista aos external affairs, deixar uma pessoa destas entrar cá, visitar e partilhar das celebrações, mas ainda assim, há que ponderar, pois a vinda deste homem, que por si só duvido que represente qualquer tipo de ameça,a pode arrastar consigo muitos ódios e muita gente que não o pode suportar. Nem toda  agente sabe perdoar, por isso, em termos de segurança, até do próprio Ali Agca, não sei se será uma boa decisão.

Muitas pensam como o Veneno, que este "tipo" não precisa de protecção... Mas há mínimos, e ninguém quer ter um incidente com uma peça destas por resolver. Seja causado por ele, ou motivado por ele. O Primeiro Ministro é que tendo recebido uma carta com este pedido deve estar, por esta hora, com os cabelos todos em pé, já que o aproximar da data mediatizou, por iniciativa do próprio Ali, a questão. Era dispensável...

Não se trata de não aceitar o turco por cá, muito menos de o fazer cumprir mais que a pena que lhe foi destinada. Quem somos nós para não deixar passar o que o próprio Papa João Paulo II ainda em vida perdoou? Ainda para mais o Veneno que nem Igrejas frequenta, nunca fez a Primeira Comunhão e muito menos foi alguma vez Católico Apostólico Romano praticante. Trata-se de segurança interna e de assuntos de Estado; nada mais! Por mim ele até pode vir cá sempre que quiser, e preferencialmente fazendo o favor de não atentar contra a vida de ninguém, Papa ou não.

 

O homem que podemos encontrar hoje em dia não é bem o "jovem" da foto ao lado do Papa, é mais assim:

sinto-me: Mundo louco
música: Gary Jules - Mad World
publicado por Conventodaalma às 11:57
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags