mais sobre mim


Segunda-feira, 15 de Março de 2010
Rumo ao Sul...

 

 

Por este país de constastes sociais bem vincados, até nas mais pequenas localidades, fui daqui até ao "Reino dos Algarves", desta vez para onde nunca costumo ir, para junto, ou será melhor melhor dizer PARA CIMA da lindíssima Meia Praia? Esse maravilhoso postal do nosso Algarve.

Para além de ter sido no mínimo relaxante, foi diferente atravessar a fronteira sem ser na altura da avalanche de Portugueses que teima em rumar toda ao mesmo tempo para Espanha e para o Algarve. Visto assim, ventoso porque é típico da estação do ano e sem qualquer pretensão a fazer praia, apesar do sol quente e reconfortante para a alma nesta altura, Lagos parece tão bom quanto qualquer outro ponto do Algarve.

Dando uma volta por Portimão, Lagos, Silves, etc., pode-se dizer que o que estava mal se mantém por lá. Para além do edificado novo, que vai enchendo as cidades de novas cores, muito quentes, cores do sul... Permanecem as zonas envelhecidas, cada vez mais tristes e abandonadas. A intervenção camarária esqueceu-se delas; suponho... Sobretudo Portimão!

É claro que é sempre um gosto ir até à Casa Inglesa comprar uns docinhos daqueles que só mesmo o Algarve sabe fazer, mas olhar para Portimão com olhos de ver entristece-me franca e sinceramente!

Enquanto Vila Real de Santo António tem feito algum esforço por melhorar o edificado e diminuir o número de habitações devoluctas, por exemplo, o que a meu ver é perfeito, já que pode muito bem fazer tal coisa conservando a traça do centro histórico da cidade e construindo ao redor... Portimão tem vindo a decair, a olhos vistos!

Lembro-me de Portimão há quase 30 anos atrás e... Não era assim! Não posso acreditar que numa região onde há tanto turismo não haja uma visão mais alargada para um cidade tão grande quanto Portimão já é! Há ali qualquer coisa de vistas muito estreitas que se emiscuiu no coração da cidade e, aparentemente dominou a dita, deixando-a submersa numa inércia triste e infeliz!

É urgente lavar a cara destes pontos, deixá-los mais bonitos. Não é desta forma que se vão conseguir aguentar pelo meio de uma crise onde quem pode pagar, por facilitismo das circunstâncias cada vez exige mais dos destinos a que se desloca.

É tão bom o clima neste pedacinho de Portugal ao sol "plantado", e se está bonita toda a natureza este ano! O Algarve tem verde caros leitores e amigos... Muito verde mesmo, verde claro, verde escuro, verde alface... E tudo pelo meio daquele chão vermelho... Que este ano está ainda mais vermelho, graças a não estar a morrer de seca... É um espectaculo a não perder! De deslumbrar qualquer olhar mais desatento. Não deixem de disfrutar desta prenda que a mãe natureza nos deu este ano, pois vale garantidamente a pena.

E para quem gosta mesmo da praia, o sol já se sente, se tudo correr bem, pela Páscoa haverá bom tempo...

Para quem tanto lhe faz, pode sempre ir para sul para ouvir o sotaque das gentes, ver sorrisos, ouvir idosos que ainda dizem a todos quanto passem: "Bom Dia", comer bom pão, provar as iguarias que Poseidon ainda nos concede, trincar laranjas sumarentas e doces que adoçam o dia e o paladar no céu da boca! Querem mais razões? Sair da rotina, ir beber café a morrocos conduzindo uns kms. valentes por espanha e apanhando o barco (LOL ;P esta foi mesmo a brincar), comer petiscos como rancho ou choquinhos à algarvia, ver as janelas engalanadas para a procissão passar... O que quiserem...

Vale tudo! E ficam imensas saudades...

 

sinto-me: Podemos fazer bem melhor...
música: Corridinho algarvio
publicado por Conventodaalma às 15:44
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags