mais sobre mim
Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010
Mais milhão menos milhão...

 

Ainda há 8 dias nos batiamos todos por 50 milhões extra para a Madeira...

Irónico mesmo...

 

Não penso que aqueles 50 milhões fossem adequados naquele momento, isto porque não seriam certamente investidos nas zonas que foram mais afectadas pela tragédia do mau tempo, nem no suposto equipamento meteorológico que tanta falta parece fazer.

De facto 3 horas de antecipação não fariam milagres, mas talvez pudessem ter poupado algumas vidas!

O Arquipelago da Madeira, com as suas duas ilhas, é a zona de Portugal onde melhor se vive a seguir a Lisboa e Vale do Tejo; não era muito digno, na conjuntura de há 15 dias atrás irmos dispender esta verba para lá... Se bem que para o Arquipélago dos Açores, com as suas nove ilhas não me pareceria tão despropositado.

A tragédia que abalou a Madeira é apenas uma reflexos conjunto de todas as pequenas tragédias que temos podido presenciar nos últimos dias, com o mau tempo. A verdade é que as micro tragédias, separadas entre si por horas e kms., tendem a parecer menores que este acontecimento na Madeira, mas não o são.

Claro que têm desaparecidos pessoas com o mau tempo, muitas vezes porque "arriscam" as situações, é um facto, mas isso não quer dizer que não deixe de ser uma tragédia. Em circunstâncias meteorológicas normais não teria acontecido, por isso penso que podemos associar as consequências à tragédia.

É impressionante como em poucas horas tanta estrada, tanto arruamento, tanta infraestrutura e tanta casa foram destruídas. Há a somar aos mortos os desalojados, que ficaram, nalguns casos, sem nada de nada. Não é fácil lidar com uma coisa desta dimensão no seio da nossa cidade, e nunca há meios  nem ajudas suficientes.

Todos vimos carros aos molhos, como se de entulho se tratasse, ruas que mais pareciam estar a candidatar-se a canais de Veneza, pessoas a fugir por onde podiam e a arriscarem, por exemplo, atravessar uma ponte onde a água, há instantes atrás havia passado e varrido tudo, sendo que iam a pé e de chapeu de chuva, carros a "encolherem-se" na estrada... De tudo um pouco! Um nverdadeiro caos...

É lógico que com tudo isto os preços das viagens baixaram, e assim sendo, pode ser que os ganhos no turismo acabem por ajudar a alavancar a Madeira depois desta tragédia... Afinal, não há coisas destas "todos os dias", e é seguro ir para a Madeira.

De entre os notáveis mobilizados contava-se Cristiano Ronaldo, que tencionava até jogar na equipa formada pelos dois clubes da Madeira, unidos num, para um jogo de angariação de fundos para a Madeira que segundo consta se estava a tentar organizar, mas ao que parece, infelizmente, o Real Madrid já veio por fim "à festa", dizendo que Cristiano não está autorizado a entrar neste jogo. Não sei se vos parece bem, mas a mim não! Entendo que um jogador destes não se pode "arriscar" assim, mas a verdade é que trata-se de uma causa humanitária, e todos sabemos que Cristiano, para além do mais famoso desportista do mundo na actualiadade, é também, por seguinte, o Madeirense mais conhecido do mundo.

Confesso que ainda não mexi uma palha para ajudar nesta causa, mas o facto é que tenho realmente pena das pessoas afectadas, e da falta de soluções aparente. Não sei se transferir fundos é tão bom quanto disponibilizar meios e mantimentos, nem sequer sei se lá chegam caso invista o meu esforço, mas estou sinceramente a pensar em tentar!

 

 

 

 

música: Tragédia na Madeira
sinto-me: Chove chuva...
publicado por Conventodaalma às 13:33
link do post | comentar | favorito
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags