mais sobre mim


Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010
Casamento Guy e Adopção

Algum sentido de humor para desdramatizar a questão... Por assim dizer, e assumindo que tal é possível, pois sei que não o é para muita gente.

 

 

O casamento gay é um daqueles temas que não tem nada para se dizer...

Os gays casam porque acham que têm esse direito e se o que sentem, para eles, faz parte da natureza humana, então deve ser aceite e compreendido. Eles naturalmente percebem tão bem quanto nós que o que está "previsto" é a heterossexualidade, até porque esta permite a continuidade da espécie. Já a homossexualidade não!

A bissexualidade é um alternativa muito estranha e que convive com as duas situações anteriores na perfeição... Há quem diga que há partida os bissexuais já contam com mais 50% de possibilidade de encontrarem a sua cara metade e serem felizes, que os homo ou os heterossexuais. Para mim acho que apenas encontraram mais 50% de possibilidades de sofrerem desamores... Mas isso sou eu, com este génio impiedosamente criativo!

Já a adopção parece-me algo de mais complexo e que se quer mais criterioso e rigoroso. É bem verdade que nem todos os seios heterossexuais são indicados para receber uma criança, e se estamos a falar de adopção, estamos a contar com que haja uma avaliação prévia dos "candidatos", e que pelo menos para a "fotografia" e enquanto estão a ser acompanhados, estes tenham que se mostrar a família ideal, em harmonia, feliz e contente, como se de dois artistas que são palhaços se tratasse. Ninguém está sempre a rir e na maior felicidade! Não há quem consiga, a menos que tenha endoidecido. Mas todos os que geram uma criança podem tê-la, por mais heterossexuais e disfuncionais que sejam... Dá que pensar não dá?

A possibilidade de estarmos a falar de cônjuges de sexos opostos faz com que estes possam procriar indiscriminadamente, desde que sejam férteis e assim o entendam, ou por acaso da vida tal coisa aconteça; sem que para tal sejam sujeitos a qualqer tipo de avaliação ou descriminação. E porque é que assim acontece? Porque é natural, porque se faz assim desde o início dos tempos. E até certa medida concordo plenamente... Se uns não podem conceber um bebé é porque não é suposto que o façam, e se os outros podem, é porque é isso que se "espera deles".

Confesso que esta questão me tem dado o que pensar...

É claro que no limite, a verdadeira família heterosexual pode ser muito disfuncional... Exemplo inventado, e cujo qualquer semelhança com a realidade é pura ficção científica: o "Manuel" adora bola, bebe "jolas" umas atrás das outras, faz pequenos concertos domésticos, fala mal (duas frases 5 asneiras), trata a mulher como se fosse a "esfregona do chão", não se mexe para as tarefas do dia-a-dia... E ali anda... Feito "chefe de secção", a implicar com tudo e todos, incluíndo os próprios filhos, biológicos ou não. A "Maria" lava, passa, esfrega, engoma, ouve as graçolas do macho sem escrúpulos acerca das tipas todas jeitosas que aparecem até na televisão, faz comer, leva a casa às costas depois de um dia de trabalho, e a maior parte das vezes, quando tem um "puto" os trabalhos são para ela. Quando vai "passear" a qualquer sitio que seja fica feliz da vida, e ainda mais encantada se por milagre, naquele dia, o "Manuel" a tratar como gente e até lhe fizer uns carinhos diante de terceitros... E ninguém questiona se é assim que "a coisa" deve funcionar... E porquê? Porque o macho latino é assim mesmo, e a mulher pode ser submissa que ninguém se ofende com isso!

Claro que muitos casais há muito que romperam com esta "anomalia xunga"... Felizmente! Claro que este é um caso extremo... Mas também há coisas muito estranhas no universo heterosexual.

Há homosexuais que adoptaram em Portugal, e ninguém lhes perguntou qual a orientação sexual de cada um, apesar de ser perceptível. Há homens que com o estatuto de solteiros adoptam, e mulheres também. Nada como contornar os obstáculos, provando que por mais barreiras que se ergam há sempre forma de contornar a questão. Podemos dizer que assim o número de casos será menor, e que os casais homosexuais são mais instáveis que os heterossexuais, e que isso poderá, de certa forma, não ser positivo quanto ao factor responsabilidade que se exige a quem adopta. Mas mais uma vez não convém generalisar.

Não consigo ser a favor da adopção por parte dos casais homosexuais, nem sequer do casamento... Acho que a lei da união de facto se tivesse sido aprovada teria resolvido muito coisa, e não haveria esta promiscua necessidade. Mas quem sou eu para ajuizar em tão delicados assuntos? Mas lá está, recuso-me a ter "duas palas" como os burros, e vejo os prós e contras da questão.

Se tal coisa se vier a "normalizar", os filhos adoptivos destes casais serão alguns, e não terão que encarar o estigma de terem duas mães ou dois pais e serem os únicos assim... Por outro lado acho que estas questões ainda contam com uma certa cortina de fumo, por serem tabu, e nem os outros miúdos se sentem muito à vontade para "falar".

Há casos e casos... Mas aqui deixo os paralelismos que me preenchem a mente... E acredito sinceramente que todos os casais têm o direito à felicidade, independentemente da orientação de casa um...

Dexo aqui, para todos a quem possa interessar, ou a quem a curiosidade se aguçar, um artigo do DN que relata justamente a experiência de adopção numa família monoparental, em cujo o "pai" é guy assumido, e a quem o direito à adopção foi concedido.

Como já sabem demonstro as minhas "reticências", mas dado o melíndre que a situação pode causar tentei emisvuir o meu "parecer" pessoal ao máximo, por muito que isto soe estranho vindo do Veneno.

 

 

 

sinto-me: Não entendo mm...
música: Alex - Mr Gay
publicado por Conventodaalma às 10:10
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags