mais sobre mim


Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010
Desta é que o que sobrou de pé no Haiti veio abaixo...

 

 

É que depois daquele abalo trágico... Voltar a tremer... Não fazia falta nenhuma!

Assim as coisas complicam-se ainda mais, quer para sobreviventes que são encontrados todos os dias com vida, nos escombros, quer para equipas de socorro ou habitantes locais.

Com mais um abanão de 6.0 na escala de richter houve mais estragos, mais estruturas danificadas e mais tragédia... Coitados... Bem devem achar que é o fim do mundo!

A grande "favela" que é a capital "Port au Prince" está cada vez mais inóspita, quer para jornalistas quer para os próprios habitantes locais. O repórter da RTP Vitor Gonçalves, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, sofreu alguns ferimentos, tendo sido resgatado do hotel onde se encontrava por elementos da Força Conjunta (FOCON) Portuguesa que se encontra em "Port-au-Prince".

Até ao momento, deste segundo abalo ainda não são conhecidas vítimas, nem estragos maiores que os previamente ocorridos, contabiliza-se que só tenham ruído edifícios que já se encontravam parcialmente destruídos do arraso anterior.

Como é que um país que está mesmo ali ao lado de Miami e da República Dominicana, já para não falar do resto do mundo, pode estar tão "longe" e tão isolado?

De facto não há nada como a Europa para ajuda imediata! Somos mesmo o "umbigo" do mundo... Apesar dos americanos terem a posição que têm... Os tempos de reacção aqui na velha senhora realmente são incríveis.

Por outro lado acho tremendamente idiota a questão que mais se tem colocado por ai, que é justamente se Portugal está preparado para uma coisa deste género se não... Que ridículo, não? E perguntar se estamos todos na senda de ganhar o Euromilhões uma vez de dois em dois meses?

Claro que estamos preparados até onde der e vier... Tudo vai depender da intensidade do abanão, dos estragos provocados, do número de derrocadas, do facto das estradas e pontes ficarem transitáveis, porque bem sabemos que meios aéreos não é bem connosco (o que vale é que a Europa é já aqui)... Depende do grau de destruição de casas, infra-estruturas básicas como água, luz, saneamento... Depende dos Hospitais ficarem de pé ou não... Como é que alguém, no seu juízo perfeito pode responder a uma coisa destas?

Conta para estas estatísticas a intensidade do sismo e não só... A localização do próprio epicentro... Quanto mais longe melhor, e quando mais "para baixo" preferível!

Não sei como é que este tipo de debate pode acrescentar valor aos conhecimentos que temos... Mas servirá certamente para alertar alguma população. sobretudo na forma como se deve proteger e que precauções tomar... Mas esperemos que nada disto nos faça falta.

O que não consigo parar de pensar é que... Tudo começou a tremer por aqui, ali junto à ponta de Sagres... E foi uma onde propagação... Mas o que é facto é que depois de uma coisa destas há ajustes, nomeadamente nas placas tectónicas e afins... Demasiado científico para me meter por ai... E acaba por gerar, nalgumas situações, um certo efeito dominó. Ao que parece, nuns casos mais grave e moroso que noutros.

 

sinto-me: Impotente e pensativa...
música: Soundgarden - Black Hole Sun
tags:
publicado por Conventodaalma às 17:07
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags