mais sobre mim


Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009
O Post do Ano

Post do Ano 2009

 

Pois...

Acho que foi este... Acerca do Natal, no Blog "Gato pardo"! É que, num pequeno post podemos ver toda a pequenez de uma sociedade, e ao mesmo tempo uns rasgos de tentativa de grandeza. Se for visto como critica ou sátira, parece-me quase ao estilo queirosiano.

É mesmo assim que nós, ser Humano somos. Quando nos perguntam, racionalmente, se queremos andar de transportes públicos ou ter um pequeno carro citadino, económico e fácil de estacionar, todos respondemos que sim, que queremos ir de transportes, um carro pequeno e que somos muito amigos do ambiente e não gostamos de abusos, somos pessoas comedidas e humildes. O problema é o depois da "fachada"... Quando o vizinho do lado compra um carro que ocupa a garagem toda e ainda com parte da mala de fora, a estorvar o jardim, nós queremos que o nosso ocupe, pelo menos, um quarteirão!

Todos nós não, porque o Veneno, de facto, não é assim... Mas pelo menos a maioria de nós. Não adianta fazer de conta que não. Se a uns nos passa ao lado, a outros, só me ocorre aquela fábula que postei há uns tempos, do Audi A5, e como de como ele é importante na cadeia alimentar do status quo.

É uma sátira das boas. Daqui até ao Natal os senhores em questão podem ainda tentar "animar" os quintais, varandas, fachadas, árvores, plantas, cães e anões de jardim, bem como fontanários e decorações afins, dos vizinhos mais próximos... Na tentativa de ganhar o prémio do "quarteirão" mais luminoso; não descurando as jantes dos automóveis, conforme sugestão do próprio autor do post.

Imagino que seja giro ver aquela imensidão de pisca-pisca frenético, que deixa qualquer um semi embriagado. A piscina iluminada também é qualquer coisa de muito à frente, mas sim há iluminação própria para este tipo de "espaço", e bem bonita até, ainda que à prova de água! Surpreendente não é? O Homem é capaz de se superar em tudo.

Felizmente os meus vizinhos ainda não decidiram competir com a minha varanda cheia de leds, talvez porque fica para o lado das traseiras e acaba por dar menos nas vistas, não sei. Nem sequer com a minha coroa de Natal que tão orgulhosamente se equilibra na minha porta da rua. Isto é que é um bando de "vencidos", caramba... Nem desafio dão! Anda aqui uma pessoa a esmerar-se e é isto que se vê! Dramático. Não sei o que é pior, se ter a Feira Popular à porta de casa, se ter gente que não se deixa levar nem por nada...

Tempos houve em que o meu prédio já foi mais engraçado nas decorações de Natal. Havia algum brio e algumas brincadeiras... Os meus antigos vizinhos, uma vez, colocaram um quadro preto à porta, com um pau de giz branco atado com um cordel ao contador, para que cada um anotasse o queria. Outros tempos... Outros encantos! Teve imensa piada. Acho que nesse ano não houve quem não desse um ar de sua graça á porta da rua, e confesso que gostei. Sabe bem que os outros, mesmo quando muitas vezes mal os conhecemos, se dão ao trabalho de pendurar alguma coisa nalgum lado, para nos desejar as Boas Festas... Faz toda a diferença! É tal e qual darem-nos os Bons Dias :)! Será, na sociedade hodierna, o concretizar do espírito do Natal; ou... O mais próximo disso mesmo.

 

sinto-me: Embrenhada no Natal
música: Let it Snow, let it snow, let it snow...
publicado por Conventodaalma às 17:22
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags