mais sobre mim


Sábado, 15 de Agosto de 2009
O Porto é outra cidade

 

 

A contrastar com o resto do nosso país, o Porto é, definitivamente, outra cidade. Uma cidade mais "europeia" que Lisboa, menos contrastante com o que se vai vendo por aí, pelos países contiguos.

Apesar da crise estar pior que em Lisboa, as ruas da baixa portuense enchem-se de gente que espalha charme pela cidade, ainda que, nalguns casos, pouco consuma.

Os edifícios não são nem alfacinhas nem pombalinos, como seria de esperar, tal como o português ganha nova expressão, e não é só no sotaque.

Pela A1 cruzamo-nos constantemente com carros de matrícula francesa e suiça, mas também os há de outras partes como seja o Luxemburgo ou a Holanda.

Ao chegar, como diria melhor que ninguém a dupla Rui Veloso e Carlos T, "Quem vem atravessa o Rio, junto à Serra do Pilar.../.../ E é sempre a primeira vez.../...", por mais vezes que se venha à invicta.

Passeia-se pelas ruas, o cheiro é caractarístico, o empedrado pitoresco, quando damos por nós estamos na Ribeira, algures entre o Porto e Gaia, na ponte D. Luís, com passagem pedonal, entre muita gente que circula calma ou apressadamente. Uns em férias, outros de fim-de-semana... Mas todos nas mesmas rotas. Os turistas, que são mais que muitos, pasmam, circulam com os seus sacos das Caves de Vinho do Porto e elogiam as provas que acabaram de fazer. Muitos procuram repasto, e só com muita falta de pontaria é que não acertam numa daquelas iguarias culinárias portuguesas. Os Restaurantes, esses multiplicam-se em cardápio, ementa ou carta... E se há por onde escolher... Desde do Dom Tonho a um simpático "remake" do Tromba Rija de Marrazes...

Da minha parte não dispenso, sempre que posso, uma simpática francesinha das capas negras, onde muitos comensais, nesta altura do ano fazem fila depois das 21:30h para comer. Coisas de "pobre" como diria alguém que eu conheço, mas então... Sabe lá a gente o que é ser "fino"... Aqui por onde estou, e só para provar a minha teoria, um "fino" é uma "imperial"!

Para continuar vou encontrar por ai um cimbalino, expresso, que é o que me está mesmo a faltar. Venham dai até ao Norte, e quem sabe, a dado ponto não se cruzam com o Veneno... Só é pena não poderem saber quem é ;)

...E o mundo é mesmo uma grande "arrastadeira"!

 

 

sinto-me: Do Norte "carago"...
música: Rui Veloso - Porto Sentido
publicado por Conventodaalma às 10:54
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Rita a 20 de Agosto de 2009 às 10:24
Olá, há quanto tempo não fazes turismo na zona de Lisboa? e quando digo turismo falo mesmo de turismo, de ir como foste para o Porto e parares para olhar e ver, não é só passar nas ruas para ir de um sítio para o outro cheia de pressa.

Principalmente em Julho e Agosto, que além dos emigrantes (que maior parte das matriculas que viste é daí que vêm) mas também de turistas (tal como o Porto).

Temos um País LINDO, de norte a sul de este a oeste, incluindo todas as variantes possíveis. e muito sinceramente, cada cidade é uma cidade e poucas na Europa têm a nossa vida nocturna...

Beijocas e continuação de Boas Férias (estou aqui no escritório a roer-me de inveja....)

Comentar post

pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags