mais sobre mim
Segunda-feira, 29 de Junho de 2009
A Microsoft não sabe fazer contas... Ou... Portal para transparência nas obras públicas

 

 

Deve ser o único caso conhecido no qual a grande multinacional, cujo orçamento é superior ao do Estado Português, se enganou a fazer as contas.

É de uma gravidade tremenda, não acham?

...

 

Citando "O Instituto da Construção e Imobiliário (InCI), organismo público que ficou elaborou o Código dos Contratos Públicos em nome da transparência e do rigor no uso dos dinheiros públicos, entregou o desenvolvimento de um portal à Microsoft, num contrato sem concurso público e onde já há derrapagens, avança o Público." in sol.sapo.pt.

 

O famoso ajuste directo... Ao que parece... Justificado com a urgência da construção do portal, isto porque como tal coisa nunca existiu, e se não começar a existir num determinado número de horas subsequente à decisão, pode levar mesmo à extinção da transparência da empreitada em Portugal (como se alguma vez tivesse havido alguma)... Justiça a adjudicação de uma coisa sem qual ninguém morre ou passa menos mal, assim, "tu cá, tu lá", sem concurso público nem oportunidade para nenhuma outra empresa.

A Microsoft acaba aqui numa posição tão infeliz quanto a do Estado. Então uma empresa destas tem necessidade disto? Que o Governo se coloque mal por desporto e vicío é uma coisa, que os privados escolham  fazer o mesmo é curioso! Mas todos bem sabemos que é mesmo assim... Só que uma empresa como a Microsoft... É triste!

Não há resquício de dignidade em nada... E quer esta empresa construir um site para a transparência... Que falta de sentido de oportunidade! Que pensaria Bill Gates da sua Microsoft, da qual já se "aposentou", se ao menos uma vez por dia pensasse nela e soubesse que existe um sítio no mundo chamado Portugal... Acho que Bill Gates morria de vergonha de uma coisa destas. Bill Gates que apoia tantas causas nobres e se desfaz em projectos de solidariedade, mais parecendo o Bono Vox da caridade versão empresas... Acho que isto merece consequências! Isto fere a imagem que Bill Gates sempre tentou passar da grande gigante da informática.

Eu até tolero os monopólios e as estratégias de venda... Porque o mercado assim o permite e há quem se saiba posicionar tão honesta e estrategicamente quanto possível, mas um poço sem fundo desta natureza? Num país menos desenvolvido que a maioria dos países desenvolvidos? Que vergonha! Que miséria! Não há esperança para este mundo...

 

Na altura em que adjudicação directa foi feita, as portarias que regulamentam o portal ainda não tinham sido publicadas e estávamos a um mês e dois dias da entrada em vigor do Código da Contratação Pública... E isto justifica o quê? Se calhar na opinião de muitos muita coisa, mas permitam-me... Quer o Governo responsabilizar os gestores públicos assim do nada, por todos os actos... E os decisores públicos que não previram atempadamente s necessidades e sujeitaram os contribuintes a pagar mais por um serviço que acredito existissem muitas empresas nacionais em posição de o fazer, por valores mais agradáveis? Qual vai ser a atitude a tomar?

Meus caros senhores do Governo, se há falta de bons gestores e gestores de projecto, contratem-nos! Ajudem a diminuir a fila do desemprego, e ajudem a criar uma melhor administração pública para um país que neste momento não se pode dar a estar "larguezas de espírito"! Podem ir buscar profissionais onde quiserem, mesmo ao privado, porque os lugares que estes vagam geram emprego na mesma... Não se virem apenas para uma realidade, a vossa postura pró activa gera emprego de duas formas distintas... Reemprega  quem está empregado e em consequência disso, seja no Estado seja no provado, dá emprego a desempregados.

O extinto Secretariado para a Modernização Administrativa era uma boa mais valia, e se quiserem, tenho a certeza que há muito boa gente que estaria disposta a dar o seu melhor contributo para que os grandes projectos públicos passem a ser geridos, e de forma conveniente, evitando mais tristes momentos como este. Chamem-lhe outra coisa se quiserem, mas passem este tipo de decisão e de gestão para um organismo profissional com gente proactiva, emprenhada, com experiência relevante demonstrada, quer no sector público quer no privado, e deixem-nos definir perfis, requisitos e competência, que originem bons recrutamento e gerem boas decisões, mais que não seja  com pareceres e boa gestão. Este gasto em profissionais e este acréscimo de emprego são uma mais valia, que poderia vir a gerir uma grande poupança nas contas públicas, se finalmente nos propuséssemos a garantir que quando uma obra arranca é para seguir, e quanto mais obstáculos mais os números da derrapagem engrossam... Para isso coloquem problem solvers na dianteira dos grandes e pequenos projectos, com skills de negociação e competência na matéria.

Sabe-se também que a Microsoft começou a trabalhar no portal antes da adjudicação, numa altura em que o contrato de ajuste directo não tinha sido assinado... Onde está a equidade, a paridade e a transparência da Administração Pública em Portugal? Onde está a igualdade de oportunidades para cidadãos e empresas?

Mais grave ainda... A Microsoft era a consultora do Ministério das Obras Públicas, e foi a empresa que colaborou com a secretaria de Estado na preparação das portarias que vieram regulamentar o Código; ou seja... Tendo a Microsoft sido a feliz contemplada com a adjudicação da elaboração de um serviço para o qual foi consultora... Quer-me a mim parecer que qualquer coisa aqui não está muito certa... Acho que as recomendações legais, neste caso, foram relegadas para quinto plano ou coisa do género... Segundo plano parece-me pouco, dada a matéria em apreciação!

Mas quem ainda não está em estado de choque, como aditivo à explicação do inexplicável já avançada... Que só pode na prática corresponder a cabeças no ar, falta de preocupação e má gestão pública... Isto a meu ver, mas cada um que tenha a sua opinião... Sabe-se que o portal ainda se encontra em construção, e que, a Microsoft é tão generosa que, fornece manutenção correctiva do sistema até seis meses após a conclusão... E depois meus caros? Adjudica-se a quem fez o site a manutenção, correcto? É que de outra forma dará ainda mais asneira e vai sair ainda mais caro a quem paga (o contribuinte), porque quem fez é quem deve corriguir, mesmo que o site fique online 20 anos...

Fabuloso, não é?

 

Já agora fiquem um pouco a pensar acerca da empresa que gere um orçamento maior que o do nosso Estado não saber fazer contas, e não consgeuir entregar ao nosso Governo uma estimativa assertiva do que este vais gastar... Sim, porque que o Governo não percebe nada de contas já nós sabíamos e que o Ministério das Economia não percebe nada de Finanças Públicas também! A novidade aqui é mesmo a Microsoft!

sinto-me: O país comezinho...
música: Nokia tuning... Não há ninguém que não tenha ouvido...
publicado por Conventodaalma às 10:55
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags