mais sobre mim


Segunda-feira, 18 de Maio de 2009
A Invasão de Almada e os 50 anos do Cristo Rei

 

Para comemorar os 50 anos em honra do Monumento pela paz, que foi construído em virtude de uma promessa feita à Nossa Senhora de Fátima, pela não incursão de Portugal na II Grande Guerra, e que dá pelo nome de Cristo Rei, Almada foi invadida por milhares de pessoas.

Tratando-se de uma cidade cuja Autarquia é comunista, é difícil não ignorar esta vivência do espírito católico... Mas está bem, estamos em ano de eleições, o que é diferente de "doutrina comunista", bem percebo! Como todos bem sabem, o Veneno sendo socialista, gosta de marcar as diferenças ideológicas de base entre os partidos vigentes no "imaginário" democrático nacional.

A imagem da Senhora de Fátima veio pelo Rio, de Barco, com o magnífico Navio Escola Sagres ao dispor, e muitos, muitos fiéis para a acarinhar... Aliás, onde quer que a Senhora de Fátima vá, o percurso transforma-se numa profissão de fé! Nada contra, acho que cada um deve vivenciar o que, e mais do que isso, expressar como bem entender as suas crenças; mas como estas coisas acabam sempre por cair nas esferas das liberdades individuais de cada um, confesso que até evitei um bocadinho andar pelo "deserto"... Já que havia gente por toda a parte em Almada e por toda a Margem Sul, de um modo geral.

Os restaurantes apinhavam de comensáis, o estacionamento já de si complicado desde que o "electrico de superficie" se desloca estava de gritos, e as ruas plenas de agiação e movimento... Quase parecia ali a Anadaluzia dos vizinhos espanhóis...

De facto é magnífico ver o que Fátima consegue fazer! Não deve existir nenhum outro ícone religioso com uma devoção tal, e compreendo bem... Fátima tem mística, tem cariz, tem crença, tem  a fé de todo um povo... E esse povo converge num Estado Nação, o que nos diz muito acerca do que o mesmo é capaz de fazer por aquilo em que acredita.

Reconheço que achei bonito, e como muitos almadenses conseguiram prosseguir o seu dia-a-dia e salvaguardar a amena vivência da margem sul ao fim-de-semana, venham mais do género, sempre ajuda ao comércio local e à animação geral, que em tempos de crise se passeia pelas ruas da amargura.

Quanto à escolta feita ao Navio Escola, essa sim, foi de mais... Os nossos fuzileiros, para guardar o Navio Escola e a Santa... Teve a sua graça, rio acima...

Só é pena que o Cristo Rei, sendo de pedra, não pode soprar as velinhas...!!!!!

E ao que parece nem todos acharam a festa junto ao Santuário do Cristo Rei assim tão divertida, ora vejam lá... Mesmo aqui abaixo... É que pelos vistos, o João Pestana também quis marcar presença na romaria...

sinto-me: Diferente!
música: Avé Maria
publicado por Conventodaalma às 11:22
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags