mais sobre mim


Sábado, 11 de Abril de 2009
Metros de Superficie nas cidades, o caso do Porto

 

 

Pois é meus caros, a verdade é que este tipo de transporte não se justifica lá muito no nosso país, muito menos na escala megalómana que se tem investido nele... Já para não falar nos custos de uma viagem nestas máquinas lentas...

No Porto há já vários anos que o Metro anda à superfície, fazendo "serviço" Junto das faculdades, o que me parece muito bem enquanto princípio, mas muito mal conseguido enquanto finalidade... Pois o Metro circula vazio! os estudantes preferem andar a pé ou de carro. Eu bem os compreendo, ao preço de cada viagem e sendo que implica ida e volta, na maioria dos casos... Só quem não tem carro ou não pode ir a pé é que opta por esta solução.

Levanta-se o PCP indignado, pede ajuda a fundos perdidos, porque não é com injecções de capital próprio dos accionistas minoritários nem com capitais públicos do Estado que a coisa vai lá... Rico serviço! Não a coisa vai lá deixando falir o que não faz falta nem te uso! Não me venha com os custos dos investimentos estruturais e com um suposto desenvolvimento que nunca chegou a acontecer. A verdade é que no longo prazo, a solução da "salvação" do Metro do porto será abandonado e os custos serão muito maiores. Não há razão para investir a fundo perdida numa coisa que está perdida por si mesma. perdoem-me a sinceridade!

O Metro faz sentido em Lisboa, isso é um facto... E em Lisboa a rede de Metro é incipiente relativamente às necessidades da cidade. Já na Margem Sul, à superfície, o Metro não faz qualquer sentido... Dá prejuízo e circula sozinho a maioria das vezes... No entanto liga ao comboio da ponte que por sua vez liga ao Metropolitano de Lisboa... Mas os custos desta ligação são 80% superiores ao mesmo percurso feito de automóvel... Intrigante não é? Estamos a falar em dois passes diferentes pelo menos e em três empresas de transportes. Incomportável como seria de esperar!

O Metro do Porto está em falência técnica e o da Margem Sul brevemente também estará... Soluções à vista? Nenhuma... Baixem os preços e ai talvez a taxa de ocupação aumente... Qualquer das formas esta será sempre uma solução com os dias contados, caso não consigam reter os utilizadores, o que daqui e para já, se antecvê uma tarefa difícil.

Serão um dia os carris a marca do mau investimento público e a prova que toda a gente quer ocultar? Eu creio que vai acabar por ser exactamente assim, mas a ver vamos e neste caso, espero sinceramente que o tempo me dê tudo menos razão!

Não se trata de não perceber que os transportes públicos são bons para o ambiente e que todos deviamos usar os mesmos, muito menos querer que se esbanje de vez o que já se gastou... Não é má vontade, nem sequer falta de entendimentos do que deveria ser uma boa organização da malha urbana... Não é nada disso! bem sei que o Metro devia ser uma mais valia, algo muito usado e tido por muito bom, por todos os motivos atrás mencionados, bem como pela mobilidade que oferece, comforto, e escape aos engarrafamentos... Mas na realidade não é assim que acontece no dia-a-dia de todos os protugueses, sejam eles do Porto ou da Margem Sul. Podemos dizer que em certa parte, Lisboa ainda faz algum uso do Metro, mas de resto... Não vejo a razão de ser do Metro! Talvez daqui a uns 20 ou 30 anos as tendências estejam invertidas, e daqui a uns 10 ou 15 se convertam numa percentagem já interessante.

 

sinto-me: Á espera da razão do tempo
música: Peter Murphy - Subway
publicado por Conventodaalma às 16:59
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags