mais sobre mim


Quinta-feira, 24 de Abril de 2008
Revolução dos Cravos

 

(Que se derrubem os "muros" entre o que temos e o "sonho" de Abril...)

 

Chegádos  uma vez mais à data que assinala a queda do regime Salazarista/ Marcelista (porque chamar-lhe fascismo não me parece correcto), com aquela sensação de vazio. Apetece-me até citar Pessoa "Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal", e não acrescento uma palavra, nem sequer lhe tiro uma vírgula. Ficou por acontecer o país de Abril, o país do que os militares "libertaram" em causa própria, cansados do ultramar... O que compreendo muito bem, e não pensem com isto, nem por um só segundo que defendo o Estado Novo, nem por sombras... Mas também não creio que defenda o estado que sempre tivémos , ao longo da história, salvo uma raríssima excepção ou outra... Cada povo tem os Governantes que merece, e no nosso caso isso parece-me inevitavelmente gritante.

Somos o país das quintinhas, dos favorezinhos , das aldrabices, das  pequenas mentiras inofensivas, e dos compadrios! Não vale a pena esconder o sol com a peneira, pois somos todos iguais, e como o que devia não funciona, sucumbimos ao "sistema" (seja lá o que isso for, e se por acaso funcionar como um sistema informático, penso que o administrador cometeu suicídio ao ver os resultados do funcionamento do dito sistema, por isso andamos há séculos assim), cedemos todos ao mesmo. Não estou a ser sequer, pretensiosamente moralista; deixo isso para os outros...

Mais uma vez vamos para a festa, a "grande festa da democracia", e se no momento em que Sócrates proferiu estas palavras senti uma grande ofensa, neste momento, elas soam-me como uma cantiga de embalar (frisando o trocadilho)... Ninguém parece estar acordado, há uma sonolência geral, que atravessa a nação quando se trata de por as coisas nos devidos lugares, mas experimentem chamar este bando de "sonecas" para "bater perna" e cantar canções, e vejam as praças encher-se de gente!

Acho que Sócrates tem tido a vantagem de estar no papel de "pai" que conhece muito bem os seus "filhos"... Onde são fracos e onde os conquista, sendo que própriamente de fortes vese-nos muito pouca coisa...

Peço sinceramente que para o ano tenhamos "UM MELHOR ABRIL", um Abril onde pelo menos se tenha cumprido, ainda que por breves instantes, um pouco do espírito que se associa desde sempre ao 25 de Abril, porque apesar de agora toda a gente poder falar, ninguém nos ouve!

Quando às cargas policiais e aos famosos banhos de tinta (experimemtem ir à Festa do Avante a ver se não são marcados com tinta na mão também) desapareceram nalguns sectores da sociedade, mas o facto é que quando se faz alguma coisa que possa ser entendido como o ultrapassar da linha, e para isso basta pensar-mos numa claque de futebol, a polícia também "carrega" e de que maneira, só que nesta temática muita gente acha bem, e apoia até este tipo de atitude... Isto só para mostrar que há liberdade, sim, mas até onde o nosso preconceito manda!

Que o pensamento flua livre, que haja ouvidos para os protestos que "o povo" faz, e que se possa escrever e noticiar livremente, que nin´guém seja "sacrificado" por um blog, por uma palavra, por uma opinião (já que opinião toda a gente tem, e isso não é nenhum factor inibidor de achar-mos essa opinião uma coisa estúpida).

Que se celebre Abril na sua plenitude e não apenas como uma data, meramente simbólica, para cumprir calendário, mas que Abril se celebre sempre, diariamente nas nossas vidas, para que o vazio se preencha um pouco... Que floresçam as sementes de Abril!

Viva Abril, Viva a LIBERDADE, onde quer que tudo isso esteja...

sinto-me: Abril sem esabrochar... Murcho
música: Zeca Afonso - Os Vampiros
publicado por Conventodaalma às 12:17
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags