mais sobre mim


Terça-feira, 1 de Abril de 2008
China, mais do mesmo...

 

 

Já era esperado, e a Amnistia Internacional só veio hoje sublinhar o que todos já muito bem sabemos, que a repressão na China aumentou nas vésperas dos Jogos Olímpicos, sobretudo no que diz respeito às Organizações de Defesa dos Direitos Humanos. Estou em crer que isto seca completamente a fonte daqueles que ainda tinham fé numa melhoria do posicionamento da República Popular da China no que concerne aos Direitos Humanos.

Lamento profundamente que Portugal se recuse a boicotar os Jogos Olímpicos caso não haja uma mudança de atitude profunda e radical da parte da China relativamente ao respeito pelos Direitos Humanos, e sobretudo no que diz respeitos ao seus assuntos internos com o Tibete.

Realmente a cobardia é uma coisa que tomou conta do mundo dito "civilizado" e respeitador da democracia e dos Direitos Humanos. Para ir dar na cabeça de um rico zé ninguém", que apesar de possuir petróleo e ser em si só um interesse financeiros gigantesco sem armamento ou defesa possível, Bush esteve para as curvas, invadiu o Iraque e depôs Sadham Hussein , mas para ir dar na cabeça da China, potencial emergente, com armamento e capacidade de dar luta, todos se encolhem...

Não é certamente um país do tamanho de Portugal que vai fazer isso... Nem sequer a União Europeia, que mais depressa "despe a camisa para dar a um pobre" que vai à luta pela fábrica de tecelagens com um rico... Mas os Estados Unidos deviam fazer alguma coisa... Têm o poder militar e Humano, bem como a mentalidade belicista enraizada. Não compreendo a apatia... Ou melhor, compreendo... E bem... Recuso-me por momentos a acreditar nela! Só isso... Mais nada!

Era de Homens fazer frente a tanta falta de Humanidade, mas já não considero a mesma coisa ir "roubar" poços de petróleo para o Iraque! São os fins que justificam os meios nesta ponderação. No fundo, o que me assusta mais é que justamente agora, no momento em que a China deveria estar mais permeável a estas questões dos Direitos Humanos e à possibilidade de diálogo acerca dos mesmos, esta fecha-se cada vez mais "em copas", e torna-se completamente inacessível, na postura típica de quem ganhar poder, que é de facto o que vai acontecer se não boicotar-mos estes Jogos Olímpicos face à manutenção desta postura Chinesa.

Sei que os Estados Unidos são um país perfeitamente ignorante, em termos de povo , no que concerne aos acontecimentos exteriores a si. Digamos que vivem para o próprio umbigo, e aos Governantes interessa-lhe, por permite-lhes ir em busca de interesses pessoais e elitistas em vez de perseguir interesses de ordem internacional. Está bem que não somos ninguém para incutir este tipo de responsabilidade "nos outros", mas quando os outros mandam em boa parte de nós, que é o caso... Podemos começar a exigir , a "bradar" aos céus e a protestar veementemente.

 

sinto-me: Falta de vista internacional
música: Eric Clapton - Tears in Heaven
publicado por Conventodaalma às 16:58
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags