mais sobre mim


Terça-feira, 1 de Abril de 2008
Alargamento do Espaço Schengen

 

Desde as 00:00h do dia 30 de Março de 2008 que o Espaço Schengen conta com mais nove membros: Estónia, República Checa, Lituânia, Hungria, Letónia, Malta, Polónia, Eslováquia e Eslovénia. Estes novos integrante juntam-se aos 15 já existentes e passamos a ter 24 países no seio da velha Europa que estão em livre circulação de bens e pessoas entre si.

Fenomenal, não é? O poder da globalização por vezes, leva-nos de volta àquilo que era... Antes daquela que foi considerada a grande evolução da espécie Humana, dos interesses tribais, mercantis e afins, o mundo era só um. Bem sei que isso não queria dizer absolutamente nada" tendo em vista o mundo hodierno, pois ninguém se deslocava por distâncias tão longas, logo era perfeitamente indiferente aos povos caçadores recolectores (cujas deslocações médias eram de 45 min . e tudo o que demorasse mais implicava a mudanças dos mesmos para lá) de um extremo da Europa, se para ir para o outro extremo existiam fronteiras ou não... Independentemente de possíveis lutas territoriais ao longo da "jornada"...

Mas existiu um antes, no princípio de tudo! Engraçado como no coração da velhinha Europa se regressa, de certa forma, às origens. Todos tentam falar uma língua comum, tentam-se abolir fronteiras e alfândegas , deixar que pessoas e bens circulem livremente, e sobretudo, manter a paz. Somos de facto muito bons, tão bons que conseguimos quase superar o "lobo do homem" que há em cada um de nós, provando, de certa forma, que o Homem é intrinsecamente bom, e que a sociedade é que o corrompe e "destrói" no que tem de melhor.

A supressão dos controlos terrestres e marítimos entre estes 24 membros ocorreu já no dia 21.12.2007, mas só ontem foram levantadas as restrições aereas entre os 24. Este espaço temporal (recuso-me a usar a palavra fosso em algo tão magnânimo ) deveu-se à necessidade de fazer coincidir esta realidade com as alterações semestrais que decorrem na programação dos voos, e para que todos os terminais Schengen pudessem estar devidamente operacionais ao mesmo tempo. Os cidadãos destes 24 países podem agora circular livremente entre eles com muito menos procedimentos e burocracias, bem como com menos demora...

Todos os novos membros satisfaziam os critérios do acervo Schengen , e claro está que os procedimentos de segurança e identificação, no que concerne a passageiros de voos aéreos , por exemplo, serão sempre mantidos... Nem seria razoável de outra forma, pois entre os 15 já era assim e entre os 24 assim será!

E imaginar que nós, aqui no nosso pequeno cantinho do mundo, nesta quase minúscula parcela de terra a que chamamos Portugal, somos parte disto tudo? O orgulho em ser português só pode aumentar quando nos apercebemos desta realidade.

sinto-me: 24 sem fronteiras
música: John Lennon - Free as a Bird
publicado por Conventodaalma às 15:54
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags