mais sobre mim


Quarta-feira, 26 de Março de 2008
Boicote das baguetes aos arroz xau xau

 

 

O engraçado é que quem vai mesmo comer os arroz xau xau , se o cenário de confrontos entre monges budistas tibetanos e a China se mantiver, são mesmo o franceses, que dizem xau xau " aos Jogos Olímpicos de Pequim, optando por não participar dos mesmos, e boicotando o maior evento desportivo mundial para diversas modalidades.

A União Europeia ainda não manifestou qualquer "vontade" de boicotar estas Olimpíadas , provavelmente na esperança de ver algum bom senso chinês, coisa que muito provavelmente não vai acontecer. Se continuar-mos a depositar muitas esperanças numa solução tão pacífica quanto possível, de agora em diante, já que os acontecimentos passados não têm remédio, vamos acabar todos de olhos em bico, e a caminho de uma nação que não tem qualquer respeito pelos direitos humanos, estando os próprios atletas e publico sujeitos às regras deles. Não me parece que seja coisa que se recomende...

Entretento , o Dalai Lama anunciou que renunciaria ao seu cargo de líder espiritual budista caso os confrontos se mantenham, e ao que parece, não lhe vai restar outra alternativa a não ser a renúncia. Confesso que espero bem mais da União Europeia que este silêncio e esta postura alienada, aguardando a qualquer momento uma tomada de posição oficial acerca dos acontecimentos. A China é de facto uma potência emergente da qual todos, de certa forma, gostaríamos de nos ver livres. Haverá alguém que ainda não esteja farto daquelas "atrocidades" tecnológicas que eles vendem por meia dúzia de tostões e funcionam mal até dizer que basta?

E aqueles produtos mais que ranhosos que insistem em colocar à venda em lojas mais mal encaradas ainda? E o cheiro nauseabundo que estas lojas têm? Já para não falar daquele odor nauseabundo a naftalina que emana da quantidade absurda de trapos "velhos" que colocam à venda, com preços compatíveis com a beleza e qualidade dos mesmos... Também se podem adquirir bandeiras de países completamente "adulteradas", e imensas inutilidades práticas. E que mal faz existirem centenas de "lixeiras" destas pelas nossas cidades? Bom, primeiro, isso é mau para a produção nacional e também a nível internacional, depois baixa imenso o valor dos salários dos funcionários que estão em indústrias que acabam por competir directa ou indirectamente com as chinesas...

Não se trata que qualquer tipo de racismo ou xenofobia, trata-se de ver que o  desequilíbrio que eles causam no comércio mundial, bem como as atitudes que têm para com  monges budistas , estão completamente enquadradas no tipo de "parceiro" que não nos interessa... Por mais que o nosso Primeiro-Ministro corra junto ao Pagode Chinês, e leve com ele membros do Governo que apelam ao investimento chinês no nosso país, porque de há uns tempos para cá os nossos Governantes estão em crer que também aqui em Portugal já há quem aceite trabalhar por uma tigela de arroz, e o pior é que nem estão errados, de todo... Sobretudo desde que começaram a des "governar o país. Certo é que não foram eles que causaram isto, como é evidente. Este Governo pouco fez para agravar alguma coisa que estivesse prestes a acontecer, todavia, aponto-lhes mais o dedo por não terem igualmente feito nada para evitar, ou minorar o mal que se avizinhava... Ainda que perceba que só com um milagres é que as coisas não chegariam perto do que chegaram, mas do "perto" ao que chegaram... Ainda vai alguma distância, mesmo que curta!

A República Popular da China é de facto um lindíssimo país para visitar e conhecer, mas recomendar-se-á bem mais quando começarem a respeitar os direitos humanos, e quando provarem estar à altura de receber os demais países nuns Jogos Olímpicos organizados por eles, coisa que me custa muito admitir, mas não me parece vir a acontecer em 2008.

Apoio completamente a decisão de Sarkozy quando ameaça boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e acho que toda a União Europeia deveria estar solidária com esta tomada de posição. Antes comer umas baguetes francesas com manteiga que andar a mando do arroz xau xau , que nem sequer sabemos até que ponto poderá vir a colidir com a "nossa forma de viver" uns Jogos Olímpicos. Não se trata de dizer que se encontraram na selvajaria e na Berbéria , mas admitir que estão a colocar-se a jeito para levar "com um boicote" complicado e doloroso, e se ainda não levaram com ele, em muito se deve à impossibilidade de transferir um acontecimento com esta envergadura para outro lado, se bem que a meu ver, não me parece justo nem digno dar à China o prazer da nossa presença.

Adiar os Jogos Olímpicos implicaria numa primeira análise, voltar a ter uma competição deste género em 2012... Mas será preciso tanto? Certamente haverá um ex-anfitirão disposto a ceder instalações no muito curto prazo de um ano, com ligeiros ajustes e melhorias.... Pode parecer injusto não dar a todos os países a mesma oportunidade de se candidatarem a realizar este evento, mas se o "candidato" vencedor se revela indigno destes mesmo Jogos e demonstra um espírito contrário ao Fair Play e a tudo aquilo que os Jogos Olímpicos devem ser e representar em termos de valores, não me parece que tenhamos grande escolha! Ou lhes damos uma imensa honra que não merecem, ou vamos ser injustos de outra forma...

sinto-me: Contra esta sonolência
música: Rock chinês...
publicado por Conventodaalma às 13:46
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags