mais sobre mim


Segunda-feira, 24 de Março de 2008
Alunos, Professores e Telemóveis
 

 

 

Antes de mais, a Professora não é ninguém para tirar o telemóvel à aluna, e depois, a aluna não devia ter tido aquela reacção...

A Professora, quando muito, deveria ter pedido à aluna que não utilizasse o telemóvel na aula e caso esta persistisse , convidava-a a sair da sala de aula até que terminasse o que estava a fazer, voltava depois a entrar calmamente na sala... Também não vale a pena exacerbar as coisas como a Professora fez.

Se as confederações de pais e mais os covis de professores querem banir os telemóveis das salas de aula, eles lá saberão o porquê... Só recordo que no meu tempo, quando nos atrasávamos no caminho de casa e os perigos eram bem menores, os pais já ferviam de nervos e davam-nos sermões intermináveis. Nos dias que correm o telemóvel é uma forma de saber se está tudo bem, e de poder contactar com uma certa frequência com os filhos, coisa que também não era possível aqui há uns tempos atrás.

Os radicalismos nunca degeneram em nada de bom, e a aluna já reconheceu que exagerou, mas a Professora não explicou ainda, que eu saiba, porque raio ainda ateou as brasas ao conflito directo. Estou em crer que é responsabilidade imputável a um adulto evitar um confronto com um jovem, adolescente, visivelmente alterado, a idade a isso obriga... Mas no caso desta Professora parece que não.

Não sabemos os antecedentes desta Professora, nem conhecemos a sua relação com os alunos, não saberíamos nunca como foi caso os telemóveis não permitissem divulgar o que permitiram ; ou seja, se os telemóveis não existissem na sala de aula, não se poderia denunciar esta situação desta forma.

No meu tempo de escola um aluno atirou com um caixote de lixo à  cabeça de uma Professora e que me conste nada de mais aconteceu, nem suspensão teve... Numa turma a que pertenci convidaram uma Professora de francês (coincidência) a sair pela janela... Tal foi o que ela fez à turma que quando puderam, alguns colegas tomaram a resolução e a justiça do caso nas próprias mãos, e eu bem como outros tantos preferimos não nos intrometer, se bem que a falta disciplinar foi colectiva. Uma injustiça... Não tive culpa que por descontrole prórprio ela tenha ateado um conflito, que na sequência disso tenha marcado uma falta disciplinar colectiva, e que o rapaz responsável pela ocorrência tenha resolvido esclarecer que o assunto era com ele e não com a turma. Como a Professora resolveu sair a meio da aula o aluno barrou-lhe a porta e conforme ela gritava sai da frente e deixa-me sair já ele gritasse por cima, saia pela janela...

Os Professores nem sempre são inocentes, mas às vezes também  são... Tal como os alunos nem sempre são culpados, mas às vezes também o são! Este caso não é nada de mais... Estes mesmos colegas ataram  um progfessoras de tecnicas laboratoriais de já não sei eu o quê (...) à cadeira, colaram-lhe a boca com fita cola e deixaram-no lá, impedindo os colegas que chegavam para a aula de entrar na sala, advertindo-os que se não queriam problemas  o melhor era irem a andar dali para fora sem prestar esclarecimentos a ninguém. Claro está que ficámos sentados nas escadas da escola, mudos e quedos até alguém descobrir o professor, mais precisamente uma auxiliar de acção educativa de quem toda a gente gostava e a quem ningém teve a coragem de fazer mal ou ameaçar...

Qual é a novidade agora? Se eu eachei certo? Nem sei... Em ambos os casos a turma havia sido vítima de graves injustiças da parte dos docentes, e há sempre quem reaja menos bem... Correcto não foi, mas os Professores em causa também se prestaram aos acontecimentos... Digamos que se puseram a jeito! 

sinto-me: Venha o diabo e escolha...
música: High School Musical - Stick To The Status Quo
publicado por Conventodaalma às 21:29
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De melodidadaspalavras a 25 de Março de 2008 às 16:50
desculpe discordar consigo, mas se é proíbido ter tlm na sala de aulas a aluna tinha mais era que o ter pelo menos em silencio e guardado. Eu tb tenho filhas e qdo tenho algo importante para lhes dizer mando-lhes uma msg a qual oportunamente elas me respondem e com certeza que não é na sala de aula. Em Relação à Professora acho que fez mto bem bem. Em relação à aluna penso que não passa de uma miúda malcriada e que ainda não aprendeu as regras da boa educação, além do mais acho que devia ser expulsa daquela escola. em relação ao aluno que filmou e aos tristes comentários que se ouviram tipo « a velha vai cair » são fruto de como anda a educação no nosso país!

É uma vergonha que uma aluna não saiba o lugar que ocupa e que agrida uma professora como se ele fosse uma colega dela.
Somos um país civilizado ou não!?
De Candy a 26 de Março de 2008 às 13:42
Para mim as coisas vão mal quando alguém agride alguém, sejam alunos a agredirem-se uns aos outros, sejam professores e alunos, mas a segunda situação é sempre mais grave.
A professora não devia ter alimentado o conflito, até ai concordo. Quanto à reacção da aluna, é lamentável! O jovem que filme nem sei exactamente a que propósito é mencionado... Chama velha à professora e gorda a uma colega, acabando por ser possível que a jovem em causa realmente não é magra, e para quem se coloca na idade deste jovem, a Professora "é velha"!
A aluna merece ser repreendida, mas uma adolescente com o sistema nervoso completamente alterado não merece tanto julgamento, quem nunca errou...

Comentar post

pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags