mais sobre mim


Segunda-feira, 17 de Março de 2008
Ponte 25 de Abril: uma rolha na outra margem

 

 

A célebre ponto 25 de Abril, que a muitos portugueses tem tirado anos de vida e gasto rios de paciência, que chegavam para formar uns 1000 Tejos , está 165% acima da sua capacidade de tráfego. Para todos aqueles que são castigados diariamente , esta é uma novidade que nada tem de novo, nem de surpreendente, todos sabemos que é assim.

Realmente há um comboio que passa lá por baixo e serve a zona de Entrecampos e do Parque das Nações, para quem pode andar a pagar avenças nos parques de estacionamento da estação do Pragal... Ou vive muito perto das demais estações, onde se pode estacionar perto sem pagar...

Para todos quantos o comboio não serve e necessitariam de um passe social caríssimo, por vezes o carro compensa, como é o caso do Veneno. Se pensar-mos bem há muitas senhoras que saem depois das 18:00h . e não vão sozinhas para casa nos transportes, a menos que não lhes reste mesmo outra opção; já que havendo, como isto está, ninguém arrisca.

Sempre que se decide criar uma nova travessia do Tejo, acaba por se optar por soluções idiotas, como o caso da Ponto Vasco da gama, que levou o ímpete construtivo para os lados de Alcochete, não desviando transito nenhum da Ponte 25 de Abril, até porque os acessos Sul à Vasco da Gama ficam a mais de hora de distância de todos quantos usam a 25 de Abril para atravessar o Tejo em direcção em Lisboa (Almada, Feijó, Cova da Piedade, Miratejo, Seixal, Corroios, etc.). É que não compensa a ninguém apanhar a Vasco da Gama, até porque não se trata apenas do preço da portagem, trata-se dos custo de chegar até essa portagem caríssima.

A 25 de Abril permanece cara até dizer que chega, mas não vale as pena lutar contra os interesses mais que instalados, neste caso são interesses que qualquer dia já "geraram filhos", mas ainda assim é a única escapatória para todos quantos se veêm obrigados a ganhar a vida em Lisboa e a viver nos arredores, com as despesas injustificáveis que isso implica, já que os agregados familiares que vêm para a Margem Sul do Tejo fazem-no porque aqui as casas ainda são um pouco mais baratas que em Lisboa, e não podem suportar uma renda de casa na Capital, já que um arrendamento é tão caro pago ao senhoria quanto ao banco, com a agravante que pago ao senhorio, no final, a casa não fica para nós...

Espero que a travessia que vão construir preveja esta realidade massacrante, daí achar que saindo do beato esta ponte será sempre melhor alternativa que saindo de Chelas, só que o lugar de deseboque deveria ser mais próximo a lmada do que´se anda por aí a falar... Pode ser que ainda se encontre uma melhor alternativa para o final do tabuleiro já na Margem Sul do Tejo, mais realista e mais adaptada às necessidades de todos: os que procuram o novo aeroporto e os que procuranm o seu dia-a-dia menos violento e agressivo, em termos de sacrifício humanos exigido.

Qualquer das formas extraí-se daqui uma boa conclusão: "ignorãncia não mata", se não 98% dos nossos Governantes estavam esticadinhos, gelados e retesados por aí... Ignorar este problema, que é de facto um drama na vida de muita gente tem sido a opção encontrada, mas tenho a certeza que criando uma nova ponte que ligue Lisboa à Margem Sul, aliviando o tremendo castigo e o penoso sofrimento que muitos portugueses têm todos os dias de manhã e ao final do dia, Sócrates terá muito mais apoiantes que os tais de 100 mil Professores descontentes, chegará para os abafar a todos, e aos seus descontentamentos na hora de ir às urnas...

Ora aqui está, Caro Primeiro-Ministro a solução para os seus eventuais, mas já previsíveis problemas... É caso para dizer que tem as cartas na mão, e se vai a jogo, jogue-as bem, que com uma decisão estratégica ao ponto de criar uma alternativa real e válida à Ponte 25 de Abril, que saia do beato e não fique muito longue da zona do Seixal, o mais próximo possível a Almada, uma reeleição confortável deixa de ser uma miragem... E passa a ser uma garantia. Há muita gente a passar por um pesadelo diário, a perder a sua família aos poucos, e isto inclui o crescimento dos filhos, o disfrutar da companhia deles... Pense bem Caro Sócrates, que são "favas contadas"!

 

sinto-me: O Bem e o Mal c/ 200% certeza
música: Urge Over Kill - Girl You'll Be a Woman Soon
publicado por Conventodaalma às 10:29
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Zé da Burra o Alentejano a 24 de Março de 2008 às 16:58
As novas travessias por força do futuro aeroporto em Alcochete, continuo a insistir na travessia apenas ferroviária para o TGV e outros comboios, entre Montijo e Chelas e uma outra apenas rodoviária entre Algés e a Trafaria, fechando a CRIL que termina subitamente numa rotunda em Algés.
Com a deslocação de parte do trânsito da ponte 25 de Abril para a travessia na Trafaria, a ponte 25 de Abril ficaria disponível para receber o trânsito que usa hoje a do Montijo dada a saturação da 25 de Abril.
O trânsito do novo aeroporto far-se-ia assim, sobretudo pela ponte já existente no Montijo. Parte do seu actual trânsito transitaria assim para a ponte 25 de Abril ou deixaria existir porque os actuais utentes passariam a utilizar o comboio e a nova linha suburbana que deverá servir o aeroporto do Montijo e passará na zona de Pinhal-Novo, em direcção a Lisboa.

A travessia Algés-Trafaria(ponte ou túnel) terá que ser feita um dia porque a CRIL termina hoje de forma abrupta numa rotunda em Algés. Com o seguimento da CRIL para a outra margem será possível um dia construir um anel em com a A32 e a ponte Vasco da Gama.
A juntar a isto, consta que a ponte 25 de Abril necessita de obras de conservação por saturação dos materiais em virtude da sobrecarga do comboio e que terá que ser encerrada durante alguns meses (?). Se assim é era bom que a travessia Algés-Trafaria estivesse então pronta. Por isso, seria melhor começarem a pensar já no assunto.

Comentar post

pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags