mais sobre mim


Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008
Mais uma autodeterminação

 

Kosovo, Capital Pristina... Nunca estas palavras foram tão verdade!

E hoje fez-se história na velha Europa, que deu à luz mais uma jovem democracia que há muito lutava pelo reconhecimento da usa independência relativamente à Sérvia, o Kosovo. Finalmente os kosovares podem dizer que o são, sem mais quê nem porquê. Nenhum país deve ter território que não o deseje, debaixo do seu jugo. Os povos têm direito à autodeterminação, a serem reconhecidos por aquilo que são, e pelas suas causas, o que se torna impossível se estiverem debaixo de uma bandeira que tem opções diferentes.

Algumas pequenas rivalidades eternizam-se e acabam por degenerar em grandes diferenças entre os povos, sobretudo numa área como a da ex união das repúblicas socialistas soviéticas, que pela dimensão que ocupava albergava um multiplicidade etnicidade e diversidade imensas, gerando conflitos no seu seio com alguma facilidade. É muito complicado manter muitas gente, que até se encontra distante, em sintonia, sobretudo quando há ideias não partilhados e etnias diferentes.

Para muito kosovares o dia de hoje foi de pleno jubilo e reojizo , apesar da Sérvia andar a "grasnar" aos quatro ventos que não lhes reconhece a autonomia nem a supremacia, quanto mais a existência. Todos lamentamos profundamente pela posição e posturas adoptadas pela Sérvia, pois mais tarde ou mais cedo vai ter que acatar os factos. Já o Puro Veneno reconhece humildemente a autonomia do Kosovo dentro e fora da blogosfera , pois então! Que mais estavam à espera?

Quando há -9º na rua e o povo sai em massa ostentando o sua bandeira e dono de si, a sensação é algo de absolutamente indescritível , já que doutra forma, com tanto frio, ninguém tirava os pés das pantufas, e ficavam todos em casa. Crianças, adultos, idosos , toda a gente compareceu, ninguém quis faltar ao dia em que o destino se cumpriu e o Kosovo anoiteceu independente, Desejo-lhes a maior sorte do mundo para hoje, que já é hoje... Ao amanhecer , pois vai ser o primeiro amanhecer e o primeiro despertar independente. Que os sonhos deste Kosovo que hoje nasceu se tornem realidade, e que haja gente e força de vontade para os concretizar com astúcia, sabedoria, humildade e vigor.

 

Boa Sorte Kosovo! Vais precisar daqui em diante...  

sinto-me: Feliz pelo Kosovo
música: Nirvana - Where Did Yu Sleep Last Night
publicado por Conventodaalma às 00:42
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags