mais sobre mim


Domingo, 3 de Fevereiro de 2008
Estátua de D. Carlos em Cascais

 

 

Esta quase me matou de riso... É que subitamente, no dia 1 acordei para o facto de ter-mos inaugurado uma estátua ao penúltimo Rei de Portugal. Eu também convido com a estátua de D. José, com a estátua do Marquês de Pombal, com a estátua de D. João... Até com a estátua de D. Afonso Henriques, sobretudo com essa.. Mas em pleno século XXI erguer uma estátua ao Rei? Por mim... Estejam todos à vontade, e escusam de me perguntar se por acaso concordo que caso o regicídio não tivesse acontecido este país poderia ter tido um rumo totalmente diferente, e estaríamos a viver um presente distante do que temos... Talvez! Não sei, podia até ter sido bom, D. Carlos , como já disse, era um Homem capaz de ser um bom Rei, competente, ilustre, inteligente, de visão... Mas agora saber o que teria sido diferente, ou se seria diferente, não sei... Nem eu nem ninguém, podemos apenas supor, nada mais.

O regicídio saiu das "mesas dos cafés", dos conspiradores "domingueiros", porque a Carbonária foi "decapitada", e com as prisões dos seus "altos dignitários ", as bases, como é evidente, desnortearam-se e acabaram por decidir desta forma. Se foi a melhor, se foi a pior... Nunca chegaremos a saber! Não era fácil controlar aquele poderoso "exército" de homens, porque as fileiras da carbonária eram imensas, ao contrário da sua não exactamente congénere, mas "amiga" Maçonaria, onde estava concentrada à data, apenas a fina flor da sociedade. Na Carbonária todos os "braços" eram "bem-vindos", e o povo era o elemento base e central, poucos eram os membros da fina flor da sociedade que optavam por esta organização, haveriam uns quantos, que se contavam facilmente .

O Rei acabou por ser um alvo fácil. Os conspiradores, Buiça e Costa um de um lado e outro do outro, tiveram todo o tempo do mundo, sendo que o assassino de D. Carlos olhou-o nos olhos antes de o matar. O Príncipe Herdeiro saiu em defesa de seu Pai e acabou por falecer também, senão teríamos tido mais um D. Luís. O facto é que foi o menos preparado, e o menos indicado dos três que sobreviveu...

Tudo isto mostra bem o impasse que se vive neste país, erguem-se estátuas ao Rei e pergunta-se a população se não teria sido melhor sem regicídio . A democracia anda pelas ruas da amargura, a arrastar pelo chão, e este é um mau sinal dos tempos. Nem Rei, nem ditadura (muito menos esta), nem democracia... Nada parece servir, nada parece estar à altura desta gente e deste país. E como concluíram, após a implementação da República, muitos carbonários , também os seus "ex-ilustres", nos casos específicos, se deixaram corromper pelo poder.

Ainda hoje não nos livrámos deste mal, este mal não era apanágio das elites ou das Monarquias, creio que é um mal do Homem.

Como já afirmei, defendo a Democracia, sem quaisquer pudores ou reservas. Acredito nela, e acredito também nalguma bondade inata nos Homens, anda que não seja total e plena. Mas consigo ver a confusão que reina nos espíritos portugueses.

Também não sei porque "carga de água" foi Cavaco Silva inaugurar a estátua... O Presidente da República neste papelão "ridículo". Vai na volta está à espera de um dia ter um estátua sua, só para si...

sinto-me: Realmente...
música: Queen - Long Live to The Queen (LOL)
publicado por Conventodaalma às 19:18
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags