mais sobre mim


Sábado, 5 de Janeiro de 2008
Iowa, Obama e Hillary: o fim do "estado de graça"

 

(Esta nem a propósito... Brilhante)

 

Começou bem, a ganhar e a fazer de conta que vai ser assim até ao final, e os outros candidatos à presidência começaram já a retaliar não vá que se pense que esta vitória é pacífica. É um facto que Obama para um negro é bastante café com leite, eu diria até que só levou umas "pinguinhas" de café, mas isso não o impediria de fazer história e andar a apregoar aos quatro ventos as palavras de Martin Luther King: "I have a dream "!

Hillary já sabia da sua muito previsível derrota no Iowa, mas só se pronunciou depois do rescaldo, fazendo notar que Obama não tem exactamente provas dadas para ocupar o lugar a que aspira. Não se discute que seja uma cara nova, nem sequer se põe em causas a frescura das ideias, aponta-se o dedo apenas à pouca experiência e à possível falta de competência do mesmo.

Já ninguém o vai poupar, até agora Obama estava a gozar de um certo estado de graça, ninguém queria enfrentar desnecessariamente o candidato "de cor", já com a candidata feminina não foi bem assim: ele não angaria simpatias, não é propriamente o tipo de pessoa que se imagine como a "vizinha do lado", mas é muito inteligente, extremamente competente e todos saem que se há alguém capaz de vencer obstáculos e ultrapassar barreiras essa pessoa é Hillary . Protagonizou algumas das maiores guerras políticas americanas e continua indestrutível, mas sem uma mulher candidata à presidência dos Estados Unidos é bem mais natural que se um negro, se Obama não estivesse na "corrida" creio que as coisas se teriam complicado bem mais para Hillary .

Apesar de todos os prós e contras Hillary , no total do somatório das intenções de voto dos 50 estados conta com uma margem de 21 pontos percentuais relativamente aos demais candidatos. Tudo vai depender de quem chegar à "recta da meta" com Hillary , caso as sondagens se confirmem. Guiliani não será a melhor oposição para Hillary , defendem ambos os mesmos ideais, de um modo geral, qualquer um dos outros candidatos puxaria muito mais por Hillary , geraria confrontos e debates bem mais "encolerizados", mas certamente dividiria bem menos o eleitorado.

Muitos dizem que não esperavam um derrota tão severa para Hillary, mas outros tantos não esperavam tanta margem para Obama, este resultado terá certamente consequências ao nível do posicionamento de muitos indecisos e de boa parte daqueles que acham possível vir ainda a mudar o seu sentido de voto, conforme o "desenrolar" dos acontecimentos.

A ver vamos...

sinto-me: Primárias continuam
música: Simon & Garfunkel - Mrs. Robinson
publicado por Conventodaalma às 19:46
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags