mais sobre mim


Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007
Greve Geral da Função Pública

 

 

E como uma greve à sexta-feira cai sempre bem... Os motivos por si só, graças a esta "pequena" e robusta característica, tornam-se válidos.

O "novo" regime de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas não é de todo mau, nem nada que se pareça. Nalguns pontos acaba por ser mais favorável ao funcionário do que o anterior, se bem que nem todos estarão de acordo com isto, mas para isto mesmo que existem opiniões , que não são mais do isso.

Oa Magistrados, como sempre, levantam problemas com tudo. Alguém pode esclarecer quem é que lhes paga o ordenado? É que todos vivemos convictos de que são os nossos impostos, e isso faz deles, em "última instância", funcionário públicos. Podemos discernir entre os que dependem do poder político, neste caso do Governo, e os que não podem, pelo "simples" facto de existir uma divisão tripartida do poder, depender deste, por questões de moralização, seriedade, transparência, ética, paridade e honestidade. Não seria nenhum crime contra a pátria assumir este factor, e não há qualquer necessidade de baralhar as coisas.

Não poderia existir qualquer dependência pouco clara, e pouco objectiva, que nos fizesses crer que os juízes obedeciam aos poderes políticos e afins, pelo menos não "em palco", perante a sociedade. Bem sabemos que antes do "Teatro" começar, antes das "três pancadas" e do "subir do pano", cada um faz o que lhe dá mais jeito "com usufruto da sua toga", e se assim o entender "sobe a toga também"...

Mas não estamos aqui para acusar ninguém, até porque, regra geral, as decisões são tão imparciais quanto possível. Digamos que os Magistrados são uma classe que ainda não se descredibilizou porque tem todo o "sistema" atrás, para se descredibilizar a si mesmo, fazendo com que as coisas quando chegam "à barra do Tribunal" já estejam "condenadas" a "correr" de certa maneira.

Também existe uma forte marcação dos sindicatos no ponto do diálogo, sendo que esta Greve é para forçar o Governo ao diálogo e à negociação, porque os trabalhadores mostram que querem ser ouvidos aderindo à mesma. Não é que o Governo não ouça, é que gosta de se fazer surdo! Trata-se uma problemática diferente. Se o Governo assim o entender, pode ser o "tirano", e não negociar mesmo, como se de "terroristas" se tratasse. Creio que por vezes as coisas chegam a pontos dos funcionário públicos serem "aqueles de que não se fala", sob pena de estragar o dia ao Governo. Também o caso da elevada taxa de desemprego entre os licenciados é outro assunto encerrado, e só os "mudos" estão autorizados a discuti-lo, ao que aparenta.

Segundo se notícia, a adesão à Greve Geral da Função Pública está a ser elevada, e de fonte segura que há escolas fechadas, a sete chaves, com os cadeados no portão, pelo menos na minha zona esta manhã estavam duas nesta situação. Saúde, ensino e funcionários judiciais parecem ser principais "clientes" desta greve. Serão os mais descontentes... Ou pelo menos os que apresentam maior espírito "de luta" e protesto, quase apetece chamá-los de "protestantes"!

sinto-me: Da Liberdade
música: George Michael - Freedom
publicado por Conventodaalma às 13:34
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De ribadoiro@sapo.pt a 30 de Novembro de 2007 às 18:32
Afinal sempre se confirma que os funcionários públicos têm estado num estado de greve e hoje resolveram trabalhar. Eles estão mais felizes porque conseguiram um fim de semana prolongado e o povo mais contente porque conseguiu mais uma vez viver um dia sem aturar os incompetentes que ainda não conseguiram obter uma formação para bem servir o povo português, aqueles que lhes pagam bem e demais pelo serviço prestado.

Comentar post

pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags