mais sobre mim


Quinta-feira, 28 de Junho de 2007
Sanches e as bolinhas pretas

 

Parece que Saldanha Sanches foi hoje chumbado na Faculdade de Direito de Lisboa, na sua tentativa de obter o grau de Professor, com o exame de agregação (que só pode ser obtido após o Doutoramento). Não me lembro de alguma vez até hoje ter sido noticiado o chumbo da agregação de mais alguém neste país! Estranho… Será por ser mandatário da campanha de António Costa ou por ser esposo de Maria José Morgado? Talvez seja melhor não ceder-mos a teorias da conspiração; mas lá que é caso único, é!

Foi um seis a três nada favorável para o “artista”. A agregação é feita através de escrutínio “secreto” (ou assim se crê) onde se vota numa caixa com bolas brancas ou pretas. As brancas são a favor da tese submetida a exame, as pretas reprovam a dita. Esta situação tão noticia é muito frequente e recorrente nos meios académicos. São quase mais os “chumbos” que as aprovações e o mais engraçado é que o júri é composto por nove elementos e no final do exame há casos em que os nove têm a “lata” de dizer ao recém chumbado que lamentam e votaram a favor dele. Se isto não é cínico o que será então?

O engraçado é o mediatismo que este caso em particular assumiu! Nunca se fala nisto, também porque muitos candidatos a Professores não são propriamente colunáveis, não sendo perfeitos anónimos ou desconhecidos… Há casos em que entra apenas uma bola branca na caixa e há nove “candidatos” a dizer fui eu! Também há casos menos “bicudos” em que dois ou três possíveis “carrascos” se assumem; mas são raros. Já ouvi relatos de nove bolas pretas mas nestes casos creio que ninguém se aventurou a dizer eu votei a teu favor, assumem-se os actos e diz-se que foi mau, e ainda que a tese não fosse má, o resultado do exame foi; por isso não há qualquer problema!

Talvez a altura para ir a exame não fosse a melhor, mas o que é facto é que estes casos são mais que comuns, há pessoas que vão a três e mais tentativas de obter a agregação; algumas nunca conseguem outras, a páginas tantas lá sobem mais um degrau.

 

sinto-me: Mais um insólito noticiado...
publicado por Conventodaalma às 00:11
link do post | comentar | favorito
|
pesquisar
 
posts recentes

Souvenir do tempo da II G...

Falha Grave do Monstrengo...

Entidades empregadores ch...

Pingo Doce: com menos de ...

Foi há 35 anos que o Rei ...

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
18
19
20
23
24
25
26
27
28
30
31
comentários recentes
E estamos tão perto da final !! Entre França e Esp...
já vi que tens um blog para lavar a roupa suja do ...
EU QUERO CONTRIBUIR COM 15.000 LTS DE GASOLINA!! A...
Alguém que sabe o que fala! Não é não preocupando ...
Realmente, eu sou sincero, estou farto, estou fart...
Posts mais comentados
subscrever feeds
tags

todas as tags